Matriz de Competências e Habilidades de História e Geografia
Ensino Fundamental
EIXOS COGNITIVOS
VI. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
VII. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
VIII. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IX. Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
X. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
COMPETÊNCIAS GERAIS
F1 - Compreender processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos.
F2 - Compreender o papel das sociedades no processo de produção do espaço, do território, da paisagem e do lugar.
F3 - Compreender a importância do patrimônio cultural e respeitar a diversidade étnica.
F4 - Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, de forma a favorecer uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
F5 - Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira.
F6 - Interpretar a formação e organização do espaço geográfico brasileiro, considerando diferentes escalas.
F7 - Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente.
F8 - Compreender a organização política e econômica das sociedades contemporâneas.
F9 - Compreender os processos de formação das instituições sociais e políticas a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades e do espaço geográfico.
HABILIDADES
| I | II | III | IV | V |
F1 | H1 | H2 | H3 | H4 | H5 |
F2 | H6 | H7 | H8 | H9 | H10 |
F3 | H11 | H12 | H13 | H14 | H15 |
F4 | H16 | H17 | H18 | H19 | H20 |
F5 | H21 | H22 | H23 | H24 | H25 |
F6 | H26 | H27 | H28 | H29 | H30 |
F7 | H31 | H32 | H33 | H34 | H35 |
F8 | H36 | H37 | H38 | H39 | H40 |
F9 | H41 | H42 | H43 | H44 | H45 |
H1 - Identificar diferentes formas de representação de fatos e fenômenos histórico-geográficos expressos em diferentes linguagens.
H2 – Reconhecer transformações temporais e espaciais na realidade.
H3 - Interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre diferentes fatos e processos sociais.
H4 - Comparar diferentes explicações para fatos e processos históricos e/ou geográficos.
H5 – Considerar o respeito aos valores humanos e à diversidade sócio-cultural, nas análises de fatos e processos históricos e geográficos.
H6 – Identificar fenômenos e fatos histórico-geográficos e suas dimensões espaciais e temporais, utilizando mapas e gráficos.
H7 – Analisar geograficamente características e dinâmicas dos fluxos populacionais, relacionando-os com a constituição do espaço.
H8 – Interpretar situações histórico-geográficas da sociedade brasileira referentes à constituição do espaço, do território, da paisagem e/ou do lugar.
H9 – Comparar os processos de formação socioeconômicos e geográficos da sociedade brasileira.
H10 – Comparar propostas de soluções para problemas de natureza socioambiental, respeitando valores humanos e a diversidade sociocultural.
H11 – Identificar características de diferentes patrimônios étnico-culturais e artísticos.
H12 – Reconhecer a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos em diferentes sociedades.
H13 - Interpretar os significados de diferentes manifestações populares como representação do patrimônio regional e cultural.
H14 - Comparar as diferentes representações étnico-culturais e artísticas.
H15 – Identificar propostas que reconheçam a importância do patrimônio étnico-cultural e artístico para a preservação das memórias e das identidades nacionais.
H16 – Identificar em diferentes documentos históricos os fundamentos da cidadania e da democracia presentes na vida social.
H17 – Caracterizar as lutas sociais, em prol da cidadania e da democracia, em diversos momentos históricos.
H18 – Relacionar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, aos valores éticos e morais na vida cotidiana.
H19 – Discutir situações da vida cotidiana relacionadas a preconceitos étnicos, culturais, religiosos e de qualquer outra natureza.
H20 – Selecionar criticamente propostas de inclusão social, demonstrando respeito aos direitos humanos e à diversidade sociocultural.
H21 – Identificar em diferentes documentos históricos e geográficos vários movimentos sociais brasileiros e seu papel na transformação da realidade.
H22 – Investigar criticamente o significado da construção e divulgação dos marcos históricos relacionados à história da formação da sociedade brasileira.
H23 – Interpretar o processo de ocupação e formação da sociedade brasileira, a partir da análise de fatos e processos históricos.
H24 – Analisar relações entre as sociedades e a natureza na construção do espaço histórico e geográfico.
H25 – Avaliar propostas para superação dos desafios sociais, políticos e econômicos enfrentados pela sociedade brasileira na construção de sua identidade nacional.
H26 – Identificar representações do espaço geográfico em textos científicos, imagens, fotos, gráficos, etc.
H27 – Caracterizar formas espaciais criadas pelas sociedades, no processo de formação e organização do espaço geográfico, que contemplem a dinâmica entre a cidade e o campo.
H28 – Analisar interações entre sociedade e natureza na organização do espaço histórico e geográfico, envolvendo a cidade e o campo.
H29 – Discutir diferentes formas de uso e apropriação dos espaços, envolvendo a cidade e o campo, e suas transformações no tempo.
H30 – A partir de interpretações cartográficas do espaço geográfico brasileiro, estabelecer propostas de intervenção solidária para consolidação dos valores humanos e de equilíbrio ambiental.
H31 – Associar as características do ambiente (local ou regional) à vida pessoal e social.
H32 – Identificar a presença dos recursos naturais na organização do espaço geográfico, relacionando transformações naturais e intervenção humana.
H33 - Relacionar a diversidade morfoclimática do território brasileiro com a distribuição dos recursos naturais.
H34 - Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos.
H35 – Selecionar procedimentos e uso de diferentes tecnologias em contextos histórico-geográficos específicos, tendo em vista a conservação do ambiente.
H36 - Identificar aspectos da realidade econômico-social de um país ou região, a partir de indicadores socioeconômicos graficamente representados.
H37 – Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.
H38 - Comparar os diferentes modos de vida das populações, utilizando dados sobre produção, circulação e consumo.
H39 – Discutir formas de propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatórios do ambiente e da sociedade.
H40 – Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, na identificação de propostas que propiciem eqüidade na qualidade de vida de sua população.
H41 - Identificar os processos de formação das instituições sociais e políticas que regulamentam a sociedade e o espaço geográfico brasileiro.
H42 - Estabelecer relações entre os processos de formação das instituições sociais e políticas.
H43 - Compreender o significado histórico das instituições sociais considerando as relações de poder, a partir de situação dada.
H44 – Discutir situações em que os direitos dos cidadãos foram conquistados, mas não usufruídos por todos os segmentos sociais.
H45 – Comparar propostas e ações das instituições sociais e políticas, no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
Gostei muito de sua postagem queria saber se você tem as competencias e abilidades por série do fundamental I e II. Se tiver por favor envia para o meu e-mail albertsankt@gmail.com
ResponderExcluir