segunda-feira, 15 de abril de 2013

PPP Diagnóstico - Dimensão Ambiente Educativo




Bom

Pontos positivos:
1- Merenda adequada.
2- Sonorização no intervalo.
3- Limpeza do ambiente.
4- Bom Acervo na Biblioteca.
5- Projeto Educomunicação.
6- Ações Democráticas na Escola.
7- Processo de Climatização.
8- Mobiliário Conservado.
9- Professores Bons.
10- Projetos Ambientais.
11- Cantina Escolar
12- Bebedores suficientes.
13- Torneios na hora do recreio e finais de semana.

Pontos frágeis:
1- A qualidade das impressões de avaliações.
2- Falta de interesse dos alunos em colaborar.
3- Quadra esportiva com problemas.
4- Laboratório de informática com acesso lento.
5- Falta laboratório de Ciências.
6- Salas quentes.
7- Alguns professores não explicam corretamente.
8- Papel higiênico nos banheiros.
9- Alguns professores não têm paciências com os alunos que tem dificuldade.
10- Problemas em alguns banheiros.
11- Bebedouro da Quadra precisa ser limpo mais vezes.
12- Pouco uso da sala de informática.
13- Quantidade muito grande de alunos por sala.

O que fazer para melhorar?
1- Advertir os alunos que não cuidam dos materiais.
2- Retirar os celulares dos alunos que usam na sala de aula.
3- Orientar os professores para terem mais paciência.
4- Colocar papel higiênico no banheiro.
5- Construir uma local para bater os apagadores.
6- Construir um laboratório de Ciências Naturais.
7- Punir quem mata aula.
8- Colocar chuveiros no banheiro.
9- Trocar os quadros por quadros brancos.
10- Utilizar mais a sala de informática.
11- Pintar a quadra.
12- Melhorar o diálogo entre os professores e alunos.
13- Melhorar as impressoras.

Nível de satisfação dos profissionais com a escola?
Bom
Pontos positivos:
   
1- Há diálogo entre os profissionais.
2- Resolução rápida de problemas.
3- Gestão Democrática.
4- Profissionais com suporte para desenvolver as práticas.
5- Bom aporte de Mídias
6- Tem incentivos para realização de Projetos.
7- Boa Organização.
8- Bom relacionamento entre os profissionais.
9- Bom incentivo a leitura.

Pontos frágeis:
       
1- Falta organização no pátio da escola em alguns momentos.
2- Falta de diálogo em alguns momentos.
3- As vezes falta motivação e suporte para aulas diferenciadas.
4- Falta de colaboração entre os Setores.
5- Falta um pouco de comunicação dos profissionais entre as áreas do conhecimento.
6- Falta um pouco de profissionalismo por parte de alguns funcionários e professores.

O que fazer para melhorar?
       
1- Promover mais reuniões de trabalho.
2- Incentivar o diálogo entre os setores.

Nível de satisfação dos pais ou responsáveis e sociedade ao frequentar ou visitar a escola?
Pontos positivos:
         
Pontos frágeis:
          
O que fazer para melhorar?

Nível de satisfação da comunidade com a escola?
Pontos positivos:
         
Pontos frágeis:
          
O que fazer para melhorar?

Nível da qualidade das relações entre os alunos?
Bom
Pontos positivos:
         
1- Há poucos conflitos entre os alunos
2- Os alunos cooperam para resolver os problemas.
3- Há reuniões periódicas com as lideranças.

Pontos frágeis:
         
1- Alguns profissionais não conseguem resolver os problemas em sala de aula.
2- Falta de maior envolvimento por uma parcela dos alunos.

O que fazer para melhorar?
   
1- Realizar reuniões periódicas com os profissionais e alunos.
2- Manter o diálogo com os educandos, por meio de reuniões com as lideranças.

Nível da qualidade das relações entre os alunos e professores da escola?
         

BOM

Pontos positivos:
          
1- Na maioria das vezes há diálogo entre professores e alunos para resolver os problemas.
2- Imparcialidade no cumprimento das regras coletivas.

Pontos frágeis:
         
1- Alguns profissionais não seguem a risca as regras coletivas.

O que fazer para melhorar?
         
1- Manter reuniões periódicas entre profissionais e alunos.

3) Nível da qualidade das relações entre os profissionais da escola?
         
MUITO BOM

Pontos positivos:
         
1- Raramente há conflitos entre os profissionais.
2- A maioria dos profissionais cumprem as regras de convivência coletivas.

Pontos frágeis:
         
1- Não identificamos pontos frágeis.

O que fazer para melhorar?
         
1- Realizar reuniões periódicas entre os profissionais.
2- Realizar reuniões mensais com os setores.

Nível da qualidade das relações entre escola e comunidade?
         
BOM

Pontos positivos:
          
1- A comunidade compreende as regras de coletivas de convivência.
2- A maioria da comunidade participa dos eventos escolares.
3- A comunidade em sua maioria, apóia as decisões da escola.

Pontos frágeis:
         
1- Falta de participação de uma parcela da comunidade, nas reuniões gerais.

O que fazer para melhorar?
         
1- Convidar a comunidade para participar dos eventos e reuniões de todas as formas possíveis, incentivando os alunos a cobrarem de seus responsáveis a participação.

Nível de qualidade das relações entre alunos e funcionários?
        MUITO BOM  

Pontos positivos:
         
1- Raramente há conflitos entre funcionários e alunos.
2- Os funcionários são cordiais com os alunos.
3- Os alunos, em sua maioria, respeitam os profissionais.

Pontos frágeis:
         
1- Alguns alunos possuem resistência a respeitar as orientações disciplinares dos profissionais, sendo necessária a intervenção da Direção.

O que fazer para melhorar?
       
1- Trabalhar a sensibilização dos alunos, para a valorização de todos os profissionais, sem distinção de cargo ou função.


Nível de participação dos profissionais da educação na construção das regras de convivência?
         
BOM

Pontos positivos:
         
1- Os profissionais contribuem na elaboração das regras, e procuram cumpri-las.
2- A maioria dos profissionais opina no momento de decidir sobre a implantação de alguma regra de convivência.

Pontos frágeis:
       
1- Não verificamos pontos frágeis.

O que fazer para melhorar?
         
1- Realizar reuniões periódicas com os setores para discutir o andamento do trabalho.

Nível de participação dos alunos na construção das regras de convivência?
         
MUITO BOM

Pontos positivos:
         
1- Os alunos participantes do CDCE são ativos nas discussões.
2- Nas reuniões das lideranças os alunos participam ativamente.

Pontos frágeis:
         
1- Não foram identificados pontos frágeis.

O que fazer para melhorar?
         
1- Continuar com as reuniões com os representantes.

Nível de participação dos pais ou responsáveis na construção das regras de convivência?
         
REGULAR

Pontos positivos:
         
1- Os responsáveis que participam do CDCE são ativos nas discussões.

Pontos frágeis:
         
1- Pouca participação nas Assembléias Gerais.

O que fazer para melhorar?
         
1- Realizar campanha para aumentar a participação dos responsáveis nas reuniões de Pais e Assembléias Gerais.

Nível de adequação das regras de convivência às necessidades da escola?
         

MUITO BOM

Pontos positivos:
         
1- As regras atendem as necessidades da escola.
2- As regras são discutidas com todos os entes da escola.

Pontos frágeis:
         
1- Alguns profissionais ainda tentam passar por cima da autoridade de alguns setores da escola, recorrendo a Direção na intenção de abrir exceções.
2- Alguns membros da comunidade escola ainda tentam passar por cima da autoridade de alguns setores da escola, recorrendo a Direção na intenção de abrir exceções.

O que fazer para melhorar?
   
1- Discutir as regras de convivência junto ao CDCE, para que dessa maneira todos possam ter oportunidade de ouvir e dar suas opiniões, construindo assim, regras sólidas e bem compreendidas por todos.

Nível de conhecimento das regras de convivência pelos profissionais da escola?
    
MUITO BOM

Pontos positivos:
         
1- As regras são amplamente divulgadas.
2- As regras são consensuais.

Pontos frágeis:
   
1- Alguns profissionais não compreendem algumas regras.

O que fazer para melhorar?
         
1- Manter atualizado os murais escolares, com todas as novas regras de convivência, bem como, reforçar as mesmas nas reuniões pedagógicas.

Nível de conhecimento das regras de convivência pelos alunos da escola?
         
MUITO BOM

Pontos positivos:
       
1- Os alunos participam da elaboração das regras de convivência.
2- Não há exceção na aplicação das regras.

Pontos frágeis:
         
1- Alguns alunos não compreendem ou não aceitam as regras de convivência.

O que fazer para melhorar?
         
1- Realizar reuniões periódicas com os alunos representantes de turma.

Nível de conhecimento das regras de convivência pelos pais ou responsáveis?
         

MUITO BOM

Pontos positivos:
         
1- A maioria dos pais não questionam as regras, ajudando no controle da indisciplina.
2- Os pais participam da construção das regras de convivência.

Pontos frágeis:
          
1- Alguns pais não compreendem algumas regras.

O que fazer para melhorar?
         
1- Fazer com que todas as regras de convivência sejam discutidas entre os membros do CDCE, com consulta direta aos responsáveis.

Nível de cumprimento das regras de convivência pelos profissionais da escola?
         
MUITO BOM

Pontos positivos:
         
1- os profissionais em sua maioria, cumprem com os acordos, prazos e decisões coletivas.
2- Os profissionais participam da construção das regras coletivas.

Pontos frágeis:
       
1- Não há pontos frágeis relevantes.

O que fazer para melhorar?
         
1- Continuar discutindo as regras com todos os entes da comunidade escolar.

Nível de cumprimento das regras de convivência pelos alunos da escola?
         
BOM
Pontos positivos:
          
1- Mesmo quando não cumprem, compreendem a aplicação das normas disciplinares.
2- Os alunos têm consciência da importância das regras.

Pontos frágeis:
          
1- Não há pontos frágeis relevantes.

O que fazer para melhorar?
         
1- Realizar reuniões periódicas com os representantes de turma.
2- Realizar campanha de sensibilização sobre a importância das regras de convivência.

Nível de cumprimento das regras de convivência pelos pais ou responsáveis?
        
MUITO BOM

Pontos positivos:
         
1- Raramente tentam burlar as regras, apelando para a direção escolar, na solicitação de exceções.
2- Compreendem a importância das regras de convivência.

Pontos frágeis:
          
1- Alguns responsáveis tentam ter privilégios, com a abertura de exceções as regras, no entanto, não são atendidos.

O que fazer para melhorar?
         
1- Abordar o tema em todas as reuniões com pais ou Assembléias Gerais.


Atendimento ao cumprimento dos horários pelos profissionais da escola?
  
MUITO BOM

Pontos positivos:
          
1- Não altera a rotina de trabalho da escola, imprimindo um senso de responsabilidade individual e coletiva com o bom andamento das aulas.

Pontos frágeis:
         
1- Não foi identificado ponto frágil relevante.

O que fazer para melhorar?
         
1- Realizar reuniões no inicio do ano letivo, explicando a legislação pertinente ao assunto, bem como, cobrar o cumprimento da mesma durante o ano letivo pela Gestão Escolar.

Atendimento ao cumprimento dos horários pelos alunos da escola?
         
BOM

Pontos positivos:
       
1- Ajuda a criar o senso de responsabilidade dos alunos com seu processo de aprendizagem.

Pontos frágeis:
         
1- Atrapalha o processo de ensino aprendizagem, tanto do aluno que atrasou quanto da sala de aula, devido as interrupções no andamento das explicações

O que fazer para melhorar?
          
1- Procurar orientar os educandos sobre a importância dos direitos trabalhistas para que as empresas respeitem a carga máxima de horas de trabalho semanais.
2- Procurar a conscientização dos pais ou responsáveis e dos próprios alunos da importância para a vida social, com relação ao cumprimento dos horários.
Cumprimento à função de diretor?
         
Pontos positivos:
         
Pontos frágeis:
       
O que fazer para melhorar?

Cumprimento à função de coordenador?
         
ÓTIMO

Pontos positivos:
       
1- Cada um fazendo a sua parte, não sobrecarrega outros setores, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem

Pontos frágeis:
         
1- Acúmulo de trabalho relacionado a outra função.

O que fazer para melhorar?
   
1- Determinar com exatidão as atribuições da função, bem como, orientar os corpo docente sobre o tema.

Nível de socialização dos horários de frequência dos profissionais?
   
ÓTIMO

Pontos positivos:
       
1- Se todos sabem de suas responsabilidades, os processos fluem com mais facilidade

Pontos frágeis:
         
1- Não há pontos frágeis.

O que fazer para melhorar?

Nível das ações que garantem o cumprimento do compromisso e responsabilidade dos profissionais da escola?
         
MUITO BOM

Pontos positivos:
          
1- Os profissionais sabem quais são suas atribuições.
2- Em sua maioria, cumprem com as obrigações, indo alem, solidarizando com colegas de profissão.
3- A equipe de Gestão cobra o cumprimento dos acordos coletivos, registrando os casos em que os profissionais não cumprem.

Pontos frágeis:
         
1- Alguns profissionais são negligentes com relação a planejamento.
2- Alguns profissionais insistem em manter exceções as regras

O que fazer para melhorar?
         
1- Registrar os casos de descumprimento das regras coletivas, bem como, abordar o assuntos nas reuniões.
2- Não abrir exceções para beneficiar um membro da equipe de trabalho.

Cumprimento à função de professor?
         
BOM

Pontos positivos:
         
1- Professores realizam um trabalho pedagógico atualizado com as tendências pedagógicas atuais.
2- Professores se envolvem com o trabalho da Gestão procurando auxiliar no que for possível.

Pontos frágeis:
         
1- Alguns professores não se esforçam para melhorar a qualidade das aulas.
2- Alguns professores não realizam trabalho voltado para diminuição da evasão escolar.
3- Há professores que tem dificuldade no relacionamento com os alunos.

O que fazer para melhorar?
         
1- Realizar processo de orientação junto a Coordenação Escolar.
2- A Equipe de Gestão não deve permitir exceções as regras.

Nível da qualidade das ações que garantam a sustentabilidade no ambiente escolar?
1- Os profissionais em sua maioria, procurar economizar materiais, evitando o desperdício.
2- O Ambiente é cordial entre os funcionários, diminuindo o número de conflitos.

Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais não têm noção dos custos dos materiais, bem como, não tem conhecimento, por desinteresse, dos valores que a escola recebe via PDE e PDDE.
2- Falta consciência de alguns profissionais sobre a importância da preservação do patrimônio Escolar.

O que fazer para melhorar?
1- Montar um projeto de longo prazo, visando a sustentabilidade escolar, nos âmbitos patrimoniais, humanos, ambientais e pedagógicos.
2- Realizar campanhas de divulgação dos conceitos de sustentabilidade escolar, para discentes, profissionais e comunidade escolar.


Nível da qualidade das ações que garantem o respeito aos direitos humanos?
Muito Bom
Pontos positivos:
1- Diminui o grau de indisciplina escolar.
2- Ajuda as famílias na identificação de casos de agressão.

Pontos frágeis:
1- Não foram identificados pontos frágeis relevantes.

O que fazer para melhorar?
1- Reuniões periódicas com os discentes.
2- Campanhas de sensibilização sobre a importância da preservação dos direitos humanos.

Nível da qualidade das ações que garantem o respeito entre os alunos, professores, gestores, e demais funcionários da escola, juntamente com a comunidade?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Aproxima a comunidade da escola, ocasionando um ambiente profícuo a aprendizagem e ao respeito.
2- Manutenção de uma ambiente saudável.

Pontos frágeis:
1- Alguns alunos e pais que não compreendem a importância das regras para trabalhos limites de convivências com as crianças e adolescentes.
2- Alguns profissionais necessitam de supervisão para por em prática as regras de convivência, fundamentais para um bom ambiente de trabalho.

O que fazer para melhorar?
1- Manter reuniões constantes com os alunos, pais e profissionais da educação para discutir as regras de convivência, com o intuito de melhorar o ambiente escolar.


Nível de satisfação com a resolução de conflitos pela gestão?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Dá respaldo para a atuação dos profissionais em seus setores.
2- Mantém um ambiente de trabalho justo, com boa convivência entre os profissionais e alunos.

Pontos frágeis:
1- Acúmulo de trabalho na equipe de Gestão.

O que fazer para melhorar?
1- Manter diálogo com os profissionais, discutindo as regras de convivência em grupo.
2- Não haver parcialidade nas decisões.
3- Seguir as determinações do PPP, Regimento Escolar e legislações pertinentes aos casos relacionados.

Nível de satisfação com a resolução de conflitos dos alunos pelos professores?
BOM
Pontos positivos:
1- Aproxima o aluno do professor.
2- Aumenta a autonomia do professor em sala de aula.
3- Diminui a carga de trabalho dos demais profissionais da escola.

Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais não possuem um bom domínio de sala.
2- Alguns profissionais tendem a transferir suas responsabilidade para o Gestor ou Coordenador.

O que fazer para melhorar?
1- Realizar estudo da legislação, para compreender a função do professor em sala de aula.
2- Orientação da Equipe de Gestão, para que os professores aprendem a gerir conflitos em sala de aula.

Nível de satisfação com a resolução de conflitos dos profissionais da educação da escola pela gestão?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Os problemas são resolvidos através do diálogo.
2- Não há parcialidade nos julgamentos das situações de conflito.

Pontos frágeis:
- Não há pontos frágeis relevantes.

O que fazer para melhorar?
1- Continuar mantendo o diálogo entre profissionais e Gestão Escolar.

Nível de satisfação com a resolução de conflitos entre os profissionais da escola pela gestão?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Os problemas são resolvidos através do diálogo.
2- Não há parcialidade nos julgamentos das situações de conflito.

Pontos frágeis:
1- Não há pontos frágeis relevantes.

O que fazer para melhorar?
1- Continuar mantendo o diálogo entre profissionais e Gestão Escolar.

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