segunda-feira, 15 de abril de 2013

PPP - Marco Situacional



O mundo é o local onde ocorrem as interações homem-homem e homem meio social, caracterizadas pelas diversas culturas e pelo conhecimento. Devido a rapidez do processo de assimilação das informações e pela globalização torna-se necessário proporcionar ao homem o alcance dos objetivos materiais, políticos, culturais e espirituais, para que sejam superadas as injustiças, diferenças, distinções e divisões na tentativa de se formar o ser humano que se imagina. Isto será possível se a escolar for um espaço que contribua para a efetiva mudança social.
Somos uma sociedade capitalista, competitiva baseada nas ações e resultados, por isso precisamos construir uma sociedade libertadora, crítica, reflexiva, igualitária, democrática e integrada, fruto das relações entre as pessoas, caracterizadas pela interação de diversas cultura em que cada cidadão constrói a sua existência e a do coletivo.
Uma das forças da sociedade é a união em torne de causas coletivas, é histórico, que em Juruena, a sociedade se une para construir bens materiais e culturais, evidenciados nas festas de santo, nos mutirões para a aquisição de bem imóveis que beneficiem a sociedade de alguma forma. Como pontos fracos podemos salientar a falta de fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade, condições muitas vezes, deficitária de atendimento a saúde.
O espírito de união observado na sociedade Juruenense, decorre do diminuto período de existência do município, o número pequeno de moradores, que faz reforçar os laços de amizade entre os munícipes, bem como, também agravam alguns problemas no momento de fiscalizar e aplica sanções.
A escola ainda é vista como centro de informações, referência para a comunidade, tanto de informação como cultural, pois a escola promove a festa junina, tradição no município desde sua fundação. A escola é a única que atende ao nível médio, dessa forma, todos os munícipes que concluem o ensino médio aqui, passam pela Escola Estadual Dom Aquino Corrêa.
Considerando a pesquisa, como forma de buscar informações que auxiliem no conhecimento dos alunos e da comunidade escolar, a escola sempre desenvolveu aplicações de questionários investigativos para saber o que os alunos e pais pensam sobre a escola, visando com isso, ampliar a gama de informações, para que a Gestão possa priorizar a melhoria nos setores com problemas. São realizadas também, periodicamente, reuniões com os alunos, para identificar pontos fortes e fracos nas aulas e no andamento geral da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário