segunda-feira, 15 de abril de 2013

PPP Diagnóstico - Dimensão das Práticas Pedagógicas


Dimensão das práticas pedagógicas

Articulação da proposta pedagógica com as Diretrizes Nacionais da Educação?
BOM
Pontos positivos:
1- Profissionais estão observando o PPP da escola, no momento em que realizam as práticas em sala de aula.
2- Foram realizadas várias reuniões para definir o currículo, forma de avaliação, entre outros temas, e a maioria dos professores estão seguindo a orientação coletiva.

Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais ainda utilizam métodos fortemente tradicionais em sala de Aula.
2- Alguns profissionais não entenderam completamente a proposta da Escola de Ciclos de Formação.
3- Há profissionais descompromissados com a educação.

O que fazer para melhorar?
1- Realizar formação continuada voltada para esses problemas.
2- Monitoramento da Equipe de Gestão.

Articulação da proposta pedagógica com as políticas públicas de Educação do Estado?
BOM
Pontos positivos:
1- A escola segue o modelo de ciclos de formação humana.
2- No ensino médio, procura seguir a proposta pedagógica do estado.

Pontos frágeis:
1- Falta de subsídios pedagógicos e humanos, para a implementação da proposta de Ciclos de Formação.
2- Falta de assessoria pedagógica no município.

O que fazer para melhorar?
1- Realizar projeto que contorne as dificuldades encontradas.

Articulação da proposta pedagógica com as práticas diárias?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Boa parte dos profissionais realizam práticas de acordo com a proposta da escola.
2- As aulas ficam mais produtivas, pois há sentido nas atividades desenvolvidas.

Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais não cumprem com o PPP da escola, resistindo a mudanças.
2- Há profissionais que não aceitam as mudanças na organização dos currículos e formas de avaliação escolar.

O que fazer para melhorar?
1- Monitoramente da Equipe de Gestão Escolar.
2- Discussão das propostas pedagógicas no âmbito escolar.

Articulação do Currículo com a proposta pedagógica da escola?
BOM
Pontos positivos:
1- Proporciona coerência no trabalho em sala de aula.
2- O currículo foi discutido tanto na formação continuada, quanto na reunião para alteração do PPP.

Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais estão muito ligados ao livro didático.
2- Alguns profissionais se preocupam demasiadamente em cumprir todo o conteúdo programado.

O que fazer para melhorar?
1- Realizar estudo do currículo novamente.
2- Reafirmar a importância do PPP nas reuniões pedagógicas

Nível de participação da comunidade na construção da matriz curricular?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Maior envolvimento da comunidade.

Pontos frágeis:
1- Falta de interesse da comunidade em se envolver profundamente com a escola.

O que fazer para melhorar?
1- Buscar maneiras de aumentar a participação dos pais nas reuniões pedagógicas.

Nível de socialização da proposta pedagógica à comunidade escolar?
BOM
Pontos positivos:
1- Maior credibilidade da escola junto aos pais.
2- A comunidade passa a respeitar mais as decisões da escola.

Pontos frágeis:
1- Falta de escolaridade da maioria dos pais ou responsáveis pelos alunos.
2- Falta de tempo para os pais ou responsáveis participar da escola.

O que fazer para melhorar?
1- Abordar o tema nas reuniões e assembléias gerais.

Atendimento aos diferentes tempos de aprendizagem dos alunos?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Oportuniza maior possibilidade de sucesso escolar.
2- Aumenta a possibilidade de inclusão dos alunos.

Pontos frágeis:
1- Falta de capacitação dos profissionais.
2- Matriz curricular fragmentada.
3- Dificuldade para diagnosticar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

O que fazer para melhorar?
1- Capacitação para os profissionais.
2- Capacitação para os profissionais da Gestão Escolar.

Realização de práticas pedagógicas inclusivas e voltadas à educação ambiental?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhoram a percepção sobre o ambiente.
2- Aumenta as possibilidades de sucesso para os educandos com necessidade especiais.
3- Aumentam as possibilidades de intervenção no ambiente em âmbito municipal, e nacional.

Pontos frágeis:
1- Falta de compromisso de alguns profissionais com a realização de aulas diferenciadas para educação ambiental.
2- Falta de capacitação para os profissionais trabalharem com aluno com necessidades especiais.

O que fazer para melhorar?
1- Capacitação via SEDUC ou MEC para trabalho com portadores de necessidades especiais.
2- Intervenção da Equipe de Gestão junto ao Grupo de Ciências Naturais.

Nível de utilização dos recursos didáticos e as tecnologias nas práticas pedagógicas?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Diversifica as práticas pedagógicas.
2- Aumenta o interesse dos alunos pelas aulas.
3- Utiliza recursos audiovisuais nas aulas.

Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais não são aptos a utilizar a informática.
2- Alguns profissionais não conseguem se desvencilhar do ensino tradicional.

O que fazer para melhorar?
1- Capacitação através da SEDUC e também pelo próprio profissional.
2- Apoio da Gestão no Planejamento de Aulas utilizando os recursos.

Articulação entre a proposta pedagógica e a realidade do entorno escolar?
BOM
Pontos positivos:
1- A escola fica mais integrada com a comunidade escolar.
2- Há uma identificação do aluno com a escola.

Pontos frágeis:
1- As várias modalidades de ensino na mesma escola.
2- A diversidade de alunos de todos os lugares do município, por ser uma escola que atende a alunos da rede urbana e rural, de todos os bairros e do centro.

O que fazer para melhorar?
1- Procurar conhecer ainda mais a realidade do município.
2- Manter diálogo permanente com a comunidade escolar.


Nível de integração dos profissionais no planejamento do ano letivo?
RUIM
Pontos positivos:
1- Colaboração com as ações pedagógicas da escola.
2- Melhora a organização da escola.

Pontos frágeis:
1- Falta de interesse de alguns profissionais em participar da escola como um todo.
2- Alguns profissionais não se sentem parte da instituição.

O que fazer para melhorar?
1- Promover a sensibilização do grupo.
2- Incentivar o trabalho por área do conhecimento.

Compromisso dos professores com o planejamento das aulas?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora o trabalho em sala de aula.
2- Melhora a qualidade do ensino.
3- Valoriza a profissão.

Pontos frágeis:
1- Falta de compromisso com o trabalho.
2- Falta de conhecimento sobre metodologias de ensino.
3- Falta de compromisso de alguns profissionais.

O que fazer para melhorar?
1- Cobrança do planejamento pela equipe de Gestão.
2- Fiscalização da aplicação do planejamento em sala de aula.

Compromisso dos professores com o planejamento dos projetos e eventos?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora a organização dos eventos.
2- Aprimora a eficiência dos projetos e eventos.

Pontos frágeis:
1- Falta de compromisso de alguns profissionais.
2- Falta de envolvimento dos profissionais com o todo da escola.

O que fazer para melhorar?
1- Incentivar o trabalho em grupo.
2- Incentivar a criação de projetos.

Acompanhamento do planejamento dos professores pelos diretores?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora a qualidade do ensino.
2- Valoriza o profissional em sala de aula.

Pontos frágeis:
1- Falta de tempo.
2- Falta de priorização do pedagógico em função do financeiro e administrativo.

O que fazer para melhorar?
1- Reorganização do tempo.
2- Criar equipes de trabalho.
3- Delegar mais funções.

Acompanhamento do planejamento dos professores pelos coordenadores?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Influencia na qualidade do ensino.
2- Valoriza o bom profissional.

Pontos frágeis:
1- Falta de tempo.
2- Falta de colaboração dos profissionais da educação.
3- Acúmulo de trabalho relacionado a indisciplina e atendimento a família.

O que fazer para melhorar?
1- Reorganização do tempo.

Articulação das metodologias com as políticas públicas de educação do estado?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Cria uma identidade pedagógica na escola.
2- Alinha as metodologias utilizadas pelos professores.

Pontos frágeis:
1- Falta de conhecimento da proposta.
2- Falta de formação dos profissionais.
3- Conflitos entre correntes pedagógicas.

O que fazer para melhorar?
1- Capacitação.
2- Maior número de reuniões para discutir o tema.

Realização de práticas interdisciplinares?
RUIM
Pontos positivos:
1- Torna a aprendizagem mais significativa.
2- Privilegia o atendimento do todo, das relações entre as áreas do conhecimento, gerando melhor aprendizagem.

Pontos frágeis:
1- Falta de tempo dos profissionais, em função da jornada de trabalho.
2- A formação universitária deficiente do profissional.

O que fazer para melhorar?
1- Promover a integração entre as áreas do conhecimento.
2- Adequação curricular.

Qualidade do planejamento na utilização dos recursos pedagógicos?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora a qualidade das aulas.
2- Altera positivamente a rotina das aulas.

Pontos frágeis:
1- Falta de conhecimento tecnológico por parte de alguns profissionais.
2- Formação tradicional.
3- Tempo para preparar as aulas, em função da jornada de trabalho.

O que fazer para melhorar?
1- Incentivar o uso dos equipamentos e recursos.
2- Incentivar a criação de projetos que usem tais equipamentos e recursos.


Nível de incentivo à autonomia dos profissionais na organização dos trabalhos coletivos da escola?
BOM
Pontos positivos:
1- Não há barreiras para desenvolver trabalhos pedagógicos.
2- Profissionais se sentem valorizados.
3- Decisões tomadas em conjunto.
4- Definição clara das regras básicas de funcionamento
5- Apoio da Gestão Escolar

Pontos frágeis:
1- Falta de organização dos profissionais.
2- Trabalho em horários extras.
3- Alguns professores não se percebem responsáveis pelos resultados.
4- Falta de flexibilidade nas regras, que geram conflitos.
5- Falta de atitude dos profissionais.
6- Regras não bem estabelecidas.
7- Alguns profissionais não se envolvem no trabalho coletivo.
8- Falta de conhecimento profundo das regras.

O que fazer para melhorar?
1- Mais diálogo.
2- Incentivar a participação dos profissionais, democratizar mais.
3- Conhecer melhor as regras da escola.
4- Os profissionais devem opinar mais nas reuniões.
5- Ter mais união entre os profissionais.

Organização do trabalho coletivo na escola?
BOM
Pontos positivos:
1- Decisões tomadas coletivamente.
2- Os profissionais são orientados a participar das ações.
3- Escola dispõe de espaço e materiais para o trabalho coletivo.
4- Ações comunicadas com clareza.
5- Boa troca de experiências.

Pontos frágeis:
1- Falta de entrosamento e distanciamento dos profissionais.
2- Falta de compromissos de alguns profissionais.
3- Falta de iniciativa de alguns profissionais.
4- Alguns setores não cumprem suas funções necessitam de maior atenção.

O que fazer para melhorar?
1- Mais união entre os profissionais.
2- Cobrança e incentivo por parte da Gestão.
3- Mais motivação.
4- Pesquisar experiências que deram certo.
5- Proporcionar formação profissional.
6- Incentivar e capacitar para o trabalho em grupo.

Participação dos alunos nas ações coletivas da escola?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Os alunos gostam.
2- Contribuem para melhoria da qualidade do ensino.
3- Alunos sentem-se valorizados.
4- Ocasiona a revelação de novas lideranças.

Pontos frágeis:
1- Falta de interesse.
2- Pouca participação.
3- Aprimorar as ações pedagógicas.
4- Pouco incentivo.
5- Pouco interesse pelo lado pedagógico.
6- Falta de senso de pertencimento da instituição.

O que fazer para melhorar?
1- Incentivar a participação.
2- Aumentar a interdisciplinaridade
3- Mais divulgação.
4- Desenvolver ações de mobilização dos jovens em ações que promovam a melhoria do ensino.
5- Capacitação em lideranças para alunos.

Incentivo do trabalho coletivo pelos profissionais?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Todos são incentivados a trabalhar em grupo.
2- Fundamental para o bom andamento da escola.
3- Permite a troca de experiências.
4- Decisões coletivas.
5- Valorização dos profissionais.
6- Apoio aos profissionais na organização.

Pontos frágeis:
1- Falta de colaboração entre os profissionais.
2- Falta de tempo.
3- Falta de consciência dos profissionais.
4- Dificuldade para se reunir.
5- Falta de ideias inovadoras
6- Desunião entre as áreas do conhecimento.
7- Falta de união.
8- Falta de novas lideranças.
9- Profissionais que acreditam não ser produtivo o trabalho em grupo.
10- Falta de esforço.

O que fazer para melhorar?
1- Traçar objetivos.
2- Reuniões periódicas.
3- Pesquisar experiências que deram certo.
4- Incentivar mais a participação.
5- Autonomia para o trabalho.
6- Mais envolvimento.
7- Manter os professores entre os profissionais.

Participação dos pais ou responsáveis nas ações da escola?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhorar o desempenho dos estudantes.
2- Intercambio entre comunidade e escola.
3- Intercambio entre pais e professores.
4- Parceria entre escola e comunidade.
5- Melhora a atuação no CDCE.

Pontos frágeis:
1- Pais ausentes.
2- Falta de interesse no desempenho dos filhos.
3- Falta de apoio nas decisões coletivas.
4- Falta de interesse.
5- Transferências de obrigações paternais aos professores.

O que fazer para melhorar?
1- Incentivar a participação.
2- Demonstrar para os pais a importância do acompanhamento de seus filhos.
3- Promover palestras.
4- Receber bem os pais.
5- Incentivar os alunos a fazer com que os pais venham à escola.
6- Promover trabalhos que envolvam pais e filhos.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acho que nossa não saiu do frágeis
    Com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Fue durante mi investigación sobre el VIH / Herpes que me topé con la información sobre el VIH / Herpes; información que es bastante fácil de encontrar al hacer una búsqueda de ETS en google. En ese momento, me gustaba la conspiración y pensé que el hecho de que HIV / Herpes Cured era una conspiración era algo que ignoraba, pero me pareció bastante interesante acerca de la medicina herbal. Hice preguntas sobre las cura Herbal en los sitios web oficiales de VIH / Herpes y los moderadores me prohibieron hacerlo. Me dijeron que estaba repitiendo la propaganda del VIH / Herpes. Esto reforzó mi creencia de que hay una cura para el VIH / herpes. Luego encontré a una dama del nombre de Alemania, Achima Abelardo, el Dr. Itua. Cura su VIH, así que le envío un correo sobre mi situación, luego hablo más sobre eso y me envía su medicina herbal. durante dos semanas. Y hoy no tengo VIH / herpes curado en mi vida, busqué grupos de VIH / herpes para intentar establecer contacto con personas para aprender más sobre el virus de herpes / herpes. En este momento creí que usted con la misma enfermedad, esta información es útil para usted y quería hacer lo mejor que pudiera para difundir esta información con la esperanza de ayudar a otras personas. Que el Dr. Itua Herbal Medicine me hace creer que hay una esperanza para las personas que la padecen, la enfermedad de Parkinson , Esquizofrenia, Cáncer, Escoliosis, Fibromialgia, Síndrome de Toxicidad de Fluoroquinolona, ​​Fibrodisplasia, Ossificans, Progressiva, Infertilidad,, Epilepsia, Diabetes, Enfermedad Celíaca, Artritis, Esclerosis Lateral Amiotrófica, Enfermedad de Alzheimer, Carcinoma Adrenocortical. SIDA, herpes, enfermedad intestinal inflamatoria, diabetes, diabetes, hepatitis, leí sobre él en línea cómo curó a Tasha, a Tara, a Conley, a Mckinney y a muchos más pacientes de todo tipo de enfermedades, así que me puse en contacto con él. Es un médico herbolario con un corazón único de Dios, comuníquese con Emal..drituaherbalcenter @ gmail.com Teléfono o whatsapp .. + 2348149277967.

    ResponderExcluir
  4. Caesars Palace: Las Vegas Strip casino to reopen on May 4
    Caesars Palace is scheduled 성남 출장샵 to reopen on May 공주 출장샵 4, the 안산 출장안마 company 군산 출장샵 announced Monday. The casino will reopen 포항 출장샵 on May 4,

    ResponderExcluir