Dimensão avaliação Pedagógica, correção das defasagens,
permanência e sucesso escolar
Utilização de instrumentos de avaliação que incorporem as
práticas pedagógicas ocorridas na escola, levando em conta a história de vida
do aluno?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Torna o processo mais significativo.
2- Melhora o desempenho do educando.
3- Facilita a compreensão dos conceitos.
4- Contextualiza o conhecimento.
2- Melhora o desempenho do educando.
3- Facilita a compreensão dos conceitos.
4- Contextualiza o conhecimento.
Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais estão enraizados na
avaliação tradicional.
2- Alguns profissionais contextualizam pouco as avaliações.
3- Nossa clientela é muito diversificada, ficando difícil a contextualização.
2- Alguns profissionais contextualizam pouco as avaliações.
3- Nossa clientela é muito diversificada, ficando difícil a contextualização.
O que fazer para melhorar?
1- Acompanhamento próximo da Gestão Escolar
sobre o sistema avaliativo utilizado pelos profissionais.
2- Todos os profissionais devem seguir o que rege o Projeto Político Pedagógico da Escola.
2- Todos os profissionais devem seguir o que rege o Projeto Político Pedagógico da Escola.
Articulação dos instrumentos de avaliação com as políticas
públicas do estado?
BOM
Pontos positivos:
1- A avaliação formativa é fundamental para o
aprendizado eficaz.
2- Os profissionais se esforça para acompanhar a proposta da escola organizada por ciclos de formação humana.
3- A avaliação torna-se um forte instrumento de aprendizado.
2- Os profissionais se esforça para acompanhar a proposta da escola organizada por ciclos de formação humana.
3- A avaliação torna-se um forte instrumento de aprendizado.
Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais não compreendem a
proposta do Estado.
2- Alguns profissionais não conseguem realizar a contextualização nas avaliações.
3- Há profissionais que não encaram a avaliação como processo de aprendizado.
2- Alguns profissionais não conseguem realizar a contextualização nas avaliações.
3- Há profissionais que não encaram a avaliação como processo de aprendizado.
O que fazer para melhorar?
1- Realizar encontros pedagógicos para
discutir especificamente a avaliação escolar.
2- Acompanhamento da coordenação pedagógica na confecção das avaliações.
2- Acompanhamento da coordenação pedagógica na confecção das avaliações.
Participação dos profissionais na construção dos processos de
avaliação?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- A participação é muito significativa para a
elaboração de uma proposta de avaliação para a escola.
2- Os profissionais opinam sobre possíveis formas de avaliação.
3- A proposta de avaliação da escola foi elaborada através de discussões com os profissionais da educação
4- A avaliação escolar foi discutida dentro do projeto sala do educador.
2- Os profissionais opinam sobre possíveis formas de avaliação.
3- A proposta de avaliação da escola foi elaborada através de discussões com os profissionais da educação
4- A avaliação escolar foi discutida dentro do projeto sala do educador.
Pontos frágeis:
1- Parte dos profissionais não cumprem com os
acordos coletivos sobre o processo de avaliação.
2- Alguns profissionais tem dificuldade em avaliar os alunos.
2- Alguns profissionais tem dificuldade em avaliar os alunos.
O que fazer para melhorar?
1- Anualmente discutir os processos
avaliativos com todos o corpo docente.
Participação dos profissionais no acompanhamento dos
processos de avaliação?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Torna a avaliação mais completa.
2- Socializa os processos avaliativos.
3- Cria possibilidade de intervenção.
2- Socializa os processos avaliativos.
3- Cria possibilidade de intervenção.
Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais não socializam seus
processos avaliativos.
2- Alguns profissionais tem dificuldade em trabalhar junto com os demais nas áreas do conhecimento.
2- Alguns profissionais tem dificuldade em trabalhar junto com os demais nas áreas do conhecimento.
O que fazer para melhorar?
1- Formar grupos de discussão por área do
conhecimento para aprimorar tais processos.
Participação dos alunos na construção dos processos de
avaliação?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Torna o processo mais humano.
2- Da mais clareza aos processos avaliativos.
3- Desmistifica a avaliação como processo punitivo.
4- Ajuda a Gestão no acompanhamento dos processos avaliativos.
2- Da mais clareza aos processos avaliativos.
3- Desmistifica a avaliação como processo punitivo.
4- Ajuda a Gestão no acompanhamento dos processos avaliativos.
Pontos frágeis:
1- Ainda há pouca participação dos alunos.
2- Falta organização do corpo discente.
3- Falta um ambiente favorável para promover as discussões, tanto físico como de convivência.
4- Falta apoio dos docentes no processo.
2- Falta organização do corpo discente.
3- Falta um ambiente favorável para promover as discussões, tanto físico como de convivência.
4- Falta apoio dos docentes no processo.
O que fazer para melhorar?
1- Buscar formas de organizar os alunos.
2- Realizar reuniões periódicas com os alunos.
2- Realizar reuniões periódicas com os alunos.
Participação dos alunos no acompanhamento dos processos de
avaliação?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Da mais credibilidade ao processo
avaliativo.
2- Aumenta a confiança dos alunos nos processos avaliativos.
3- Ajuda a se perceber como sujeito do processo.
4- Democratiza o acesso as informações.
2- Aumenta a confiança dos alunos nos processos avaliativos.
3- Ajuda a se perceber como sujeito do processo.
4- Democratiza o acesso as informações.
Pontos frágeis:
1- Pouca organização dos alunos.
2- Falta de apoio dos docentes.
2- Falta de apoio dos docentes.
O que fazer para melhorar?
1- Buscar formas de organizar os discentes.
2- Incentivar a participação dos mesmos no CDCE e formação de Grêmio.
2- Incentivar a participação dos mesmos no CDCE e formação de Grêmio.
Participação dos pais na construção dos processos de
avaliação?
RUIM
Pontos positivos:
1- Democratiza o acesso a informação.
2- Torna mais claro os processos avaliativos.
3- Garante maior confiança nos processos avaliativos.
2- Torna mais claro os processos avaliativos.
3- Garante maior confiança nos processos avaliativos.
Pontos frágeis:
1- Falta de conhecimento da maioria dos pais,
sobre as várias formas de avaliação.
2- Falta de escolaridade de parcela dos pais.
3- Falta de envolvimento dos pais com a escola.
2- Falta de escolaridade de parcela dos pais.
3- Falta de envolvimento dos pais com a escola.
O que fazer para melhorar?
1- Abordar o tema nas reuniões e Assembléias
Gerais.
Participação dos pais no acompanhamento dos processos de
avaliação?
RUIM
Pontos positivos:
1- Democratiza o acesso a informação.
2- Torna mais claro os processos avaliativos.
3- Garante maior confiança nos processos avaliativos.
2- Torna mais claro os processos avaliativos.
3- Garante maior confiança nos processos avaliativos.
Pontos frágeis:
1- Falta de conhecimento da maioria dos pais,
sobre as várias formas de avaliação.
2- Falta de escolaridade de parcela dos pais.
3- Falta de envolvimento dos pais com a escola.
2- Falta de escolaridade de parcela dos pais.
3- Falta de envolvimento dos pais com a escola.
O que fazer para melhorar?
1- Abordar o assuntos nas reuniões e Assembléias
Gerais.
Utilização de instrumentos de avaliação que considerem a
aprendizagem de valores comportamentais relativos tanto à vivência quanto à
diversidade?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Humaniza o processo de avaliação.
2- Torna a avaliação mais significativa.
2- Torna a avaliação mais significativa.
Pontos frágeis:
1- Falta de prática de uma parcela dos
profissionais.
2- Diversidade enorme de realidades presentes na escola, tornando difícil sua contemplação.
3- Trabalho pouco contextualizado nas aulas.
2- Diversidade enorme de realidades presentes na escola, tornando difícil sua contemplação.
3- Trabalho pouco contextualizado nas aulas.
O que fazer para melhorar?
1- Propor tema para formação continuada dos
profissionais.
Acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos
pelos professores?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora a qualidade do ensino.
2- Aprimora as metodologias aplicadas
2- Aprimora as metodologias aplicadas
Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais não cumprem o PPP
2- Avaliação como ponto final no processo de ensino aprendizagem
3- Falta de compromisso de alguns profissionais.
2- Avaliação como ponto final no processo de ensino aprendizagem
3- Falta de compromisso de alguns profissionais.
O que fazer para melhorar?
1- Formação Continuada
2- Incentivo ao trabalho por área do conhecimento.
3- Incentivar o diálogo entre professor e aluno.
2- Incentivo ao trabalho por área do conhecimento.
3- Incentivar o diálogo entre professor e aluno.
Acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos
pelos coordenadores?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora o diagnóstico.
2- Identifica situações problema.
2- Identifica situações problema.
Pontos frágeis:
1- Acúmulo de funções.
2- Falta de tempo decorrente do fluxo de trabalho.
2- Falta de tempo decorrente do fluxo de trabalho.
O que fazer para melhorar?
1- Mais envolvimento dos professores na
colaboração com informações sobre os alunos.
2- Reorganização do tempo.
2- Reorganização do tempo.
Nível de socialização do desempenho escolar?
BOM
Pontos positivos:
1- Cria uma consciência coletiva do desempenho
escolar.
2- Cria possibilidade de intervenção.
2- Cria possibilidade de intervenção.
Pontos frágeis:
1- Falta análise coletiva dos resultados.
2- Falta o registro desses resultados.
2- Falta o registro desses resultados.
O que fazer para melhorar?
1- Ampliar as formas de comunicação interna e
externa da escola.
2- Envolvimento maior da comunidade escolar.
2- Envolvimento maior da comunidade escolar.
Articulação entre o controle de frequência e o desempenho dos
alunos que assegure a permanência com sucesso?
BOM
Pontos positivos:
1- Maior tempo de permanência do aluno na
escola.
2- Melhora o nível de aprendizagem do aluno.
2- Melhora o nível de aprendizagem do aluno.
Pontos frágeis:
1- Falta de envolvimento da família na escola.
2- Falta da participação coletiva entre as várias instituições: Saúde, Ação Social, Conselho Tutelar, entre outros.
2- Falta da participação coletiva entre as várias instituições: Saúde, Ação Social, Conselho Tutelar, entre outros.
O que fazer para melhorar?
1- Criar parcerias com entidades de saúde, ação
social, conselho tutelar, entre outros, visando criar uma rede de proteção ao
educando.
Qual(is) a(s) disciplina(s) que apresenta(m) menor desempenho
escolar?
BOM
Pontos positivos:
1- Permite criar projetos para melhorar a
aprendizagem na disciplina mais fraca
2- Abre possibilidade para criar uma identidade avaliativa da escola.
3- Permite a análise do Currículo Escolar.
2- Abre possibilidade para criar uma identidade avaliativa da escola.
3- Permite a análise do Currículo Escolar.
Pontos frágeis:
1- Falta de critérios claros de avaliação por
parte de alguns profissionais.
2- Falta de adesão a proposta de avaliação e currículo da escola por alguns profissionais.
2- Falta de adesão a proposta de avaliação e currículo da escola por alguns profissionais.
O que fazer para melhorar?
1- Mais acompanhamento da Gestão Escolar.
2- Formação Continuada para os Profissionais.
2- Formação Continuada para os Profissionais.
Qual(is) a(s) área(s) de conhecimento que apresenta(m) menor
desempenho escolar?
BOM
Pontos positivos:
1- Formação Continuada por área do
conhecimento.
2- Currículo Escolar discutido pelas áreas do conhecimento.
2- Currículo Escolar discutido pelas áreas do conhecimento.
Pontos frágeis:
1- Falta de professores formados em algumas
disciplinas.
2- Falta de hora atividade para profissionais contratados.
3- Jornada de trabalho muito pesada.
2- Falta de hora atividade para profissionais contratados.
3- Jornada de trabalho muito pesada.
O que fazer para melhorar?
1- Promover a integração dos profissionais por
área do conhecimento.
2- Incentivar projetos interdisciplinares.
2- Incentivar projetos interdisciplinares.
Participação dos pais ou responsáveis no desempenho de
ensino-aprendizagem dos alunos, em consonância com os professores e
coordenadores?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Incentiva e motiva o aluno para o processo
de ensino aprendizagem.
2- Aproxima as famílias da escola.
3- Melhora a aprendizagem dos alunos.
2- Aproxima as famílias da escola.
3- Melhora a aprendizagem dos alunos.
Pontos frágeis:
1- Parcela das famílias desestruturadas.
2- Pais ausentes no acompanhamento dos estudos de seus filhos em casa.
3- Falta de atividades no contra turno da escola, devido aos pais ou responsáveis trabalharem.
2- Pais ausentes no acompanhamento dos estudos de seus filhos em casa.
3- Falta de atividades no contra turno da escola, devido aos pais ou responsáveis trabalharem.
O que fazer para melhorar?
1- Criar programas de incentivo a família na
escola.
2- Atender bem os responsáveis, quando vem a escola, para que queiram vir novamente.
2- Atender bem os responsáveis, quando vem a escola, para que queiram vir novamente.
Relação entre as avaliações e a identificação das defasagens?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Identifica as defasagens Escolares.
2- Cria possibilidade de intervenção.
3- Permite a troca de informações entre as áreas do conhecimento.
2- Cria possibilidade de intervenção.
3- Permite a troca de informações entre as áreas do conhecimento.
Pontos frágeis:
1- Professor muito fechado em sua disciplina.
2- Professores pouco dispostos a analisar a fundo as avaliações.
2- Professores pouco dispostos a analisar a fundo as avaliações.
O que fazer para melhorar?
1- Maior acompanhamento do processo avaliativo
pela Gestão Escolar.
2- Sensibilizar o profissional para que possa transpor as barreiras de sua disciplinaridade e colaborar para diagnosticar os problemas de aprendizagem.
2- Sensibilizar o profissional para que possa transpor as barreiras de sua disciplinaridade e colaborar para diagnosticar os problemas de aprendizagem.
Qualidade das ações pedagógicas de acompanhamento das
defasagens?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora o desempenho escolar.
2- Recoloca o aluno no processo de ensino aprendizagem.
2- Recoloca o aluno no processo de ensino aprendizagem.
Pontos frágeis:
1- Falta de articulardo para atender com
qualidade os alunos com defasagem.
2- Salas com escesso de alunos.
3- Jornada de trabalho longa.
2- Salas com escesso de alunos.
3- Jornada de trabalho longa.
O que fazer para melhorar?
1- Sensibilizar os profissionais para
realizarem o atendimento individual fora do horário normal de aulas.
2- Incentivo a leitura, articulada com orientações pedagógica individual. |
Qualidade das ações pedagógicas de correção das defasagens?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora a auto estima do aluno.
2- Valoriza a atuação do professor.
3- Melhora a qualidade da educação.
2- Valoriza a atuação do professor.
3- Melhora a qualidade da educação.
Pontos frágeis:
1- Falta de registro dos processos de
correção.
2- Falta de comprometimento de alguns profissionais.
2- Falta de comprometimento de alguns profissionais.
O que fazer para melhorar?
1- Realizar avaliação das ações após ocorrerem
as intervenções.
2- Acompanhamento maior da Gestão Escolar.
2- Acompanhamento maior da Gestão Escolar.
Socialização dos resultados das ações pedagógicas de correção
das defasagens?
RUIM
Pontos positivos:
1- Melhoria do Ensino.
2- Estimula o professor e o aluno.
3- A comunidade escolar valoriza a escola.
2- Estimula o professor e o aluno.
3- A comunidade escolar valoriza a escola.
Pontos frágeis:
1- Falta de divulgação dos bons resultados.
2- Falta de interesse da comunidade escolar.
2- Falta de interesse da comunidade escolar.
O que fazer para melhorar?
1- Ampliar a divulgação das informações
Utilização dos indicadores de desempenho escolar?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Serve como referencial para o processo e
ensino aprendizagem
2- Referencial do nível de aprendizagem.
3- Serve como estímulo para melhoria do ensino.
2- Referencial do nível de aprendizagem.
3- Serve como estímulo para melhoria do ensino.
Pontos frágeis:
1- Avaliação muito superficial dos índices.
2- Falta de conhecimento sobre os índices.
2- Falta de conhecimento sobre os índices.
O que fazer para melhorar?
1- Divulgar os resultados para a comunidade.
2- Reunião com os profissionais da educação.
3- Promover análises detalhadas dos índices
4- Trabalhar de forma contextualizada.
2- Reunião com os profissionais da educação.
3- Promover análises detalhadas dos índices
4- Trabalhar de forma contextualizada.
Articulação entre os dados indicadores de desempenho e as
ações que visam a melhoria da qualidade de educação?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Importante para criar metas de qualidade.
2- Melhoria da aprendizagem dos alunos.
3- Melhora a motivação na busca de resultados.
2- Melhoria da aprendizagem dos alunos.
3- Melhora a motivação na busca de resultados.
Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais não se mostram
dispostos para promover mudanças.
2- Faltam momentos para discutir com o grupo.
3- Falta de auto-avaliação dos profissionais.
4- Profissionais dão mais foco aos pontos negativos do que os positivos na aprendizagem.
5- Trabalho descontextualizado.
2- Faltam momentos para discutir com o grupo.
3- Falta de auto-avaliação dos profissionais.
4- Profissionais dão mais foco aos pontos negativos do que os positivos na aprendizagem.
5- Trabalho descontextualizado.
O que fazer para melhorar?
1- Reuniões com os profissionais para traçar
objetivos e metas.
2- Aumentar o senso de comprometimento dos profissionais com a instituição. 3- Ações articuladas entre gestão e professores. 4- Qualificação Profissional. |
Relação entre a identificação das necessidades de ensino
aprendizagem dos alunos e a proposição de metas de desempenho?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Motiva os alunos para buscar resultados.
2- Colabora para o desempenho dos alunos.
3- Criar metas condizentes com o diagnóstico.
4- Há profissionais que realizam avaliação e criam metas.
2- Colabora para o desempenho dos alunos.
3- Criar metas condizentes com o diagnóstico.
4- Há profissionais que realizam avaliação e criam metas.
Pontos frágeis:
1- Empenho dos profissionais.
2- Falta de diálogo entre os profissionais.
3- Diagnosticar os problemas.
2- Falta de diálogo entre os profissionais.
3- Diagnosticar os problemas.
O que fazer para melhorar?
1- Reunião com os profissionais para análise.
2- Reuniões pedagógicas para analisar os dados.
3- Reunir com os profissionais interessados para traçar metas.
4- Reunião com as áreas do conhecimento.
5- Capacitar os Profissionais.
2- Reuniões pedagógicas para analisar os dados.
3- Reunir com os profissionais interessados para traçar metas.
4- Reunião com as áreas do conhecimento.
5- Capacitar os Profissionais.
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