segunda-feira, 15 de abril de 2013

PPP Diagnóstico - Dimensão avaliação Pedagógica, correção das defasagens, permanência e sucesso escolar


Dimensão avaliação Pedagógica, correção das defasagens, permanência e sucesso escolar

Utilização de instrumentos de avaliação que incorporem as práticas pedagógicas ocorridas na escola, levando em conta a história de vida do aluno?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Torna o processo mais significativo.
2- Melhora o desempenho do educando.
3- Facilita a compreensão dos conceitos.
4- Contextualiza o conhecimento.

Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais estão enraizados na avaliação tradicional.
2- Alguns profissionais contextualizam pouco as avaliações.
3- Nossa clientela é muito diversificada, ficando difícil a contextualização.

O que fazer para melhorar?
1- Acompanhamento próximo da Gestão Escolar sobre o sistema avaliativo utilizado pelos profissionais.
2- Todos os profissionais devem seguir o que rege o Projeto Político Pedagógico da Escola.

Articulação dos instrumentos de avaliação com as políticas públicas do estado?
BOM
Pontos positivos:
1- A avaliação formativa é fundamental para o aprendizado eficaz.
2- Os profissionais se esforça para acompanhar a proposta da escola organizada por ciclos de formação humana.
3- A avaliação torna-se um forte instrumento de aprendizado.

Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais não compreendem a proposta do Estado.
2- Alguns profissionais não conseguem realizar a contextualização nas avaliações.
3- Há profissionais que não encaram a avaliação como processo de aprendizado.

O que fazer para melhorar?
1- Realizar encontros pedagógicos para discutir especificamente a avaliação escolar.
2- Acompanhamento da coordenação pedagógica na confecção das avaliações.

Participação dos profissionais na construção dos processos de avaliação?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- A participação é muito significativa para a elaboração de uma proposta de avaliação para a escola.
2- Os profissionais opinam sobre possíveis formas de avaliação.
3- A proposta de avaliação da escola foi elaborada através de discussões com os profissionais da educação
4- A avaliação escolar foi discutida dentro do projeto sala do educador.

Pontos frágeis:
1- Parte dos profissionais não cumprem com os acordos coletivos sobre o processo de avaliação.
2- Alguns profissionais tem dificuldade em avaliar os alunos.

O que fazer para melhorar?
1- Anualmente discutir os processos avaliativos com todos o corpo docente.

Participação dos profissionais no acompanhamento dos processos de avaliação?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Torna a avaliação mais completa.
2- Socializa os processos avaliativos.
3- Cria possibilidade de intervenção.

Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais não socializam seus processos avaliativos.
2- Alguns profissionais tem dificuldade em trabalhar junto com os demais nas áreas do conhecimento.

O que fazer para melhorar?
1- Formar grupos de discussão por área do conhecimento para aprimorar tais processos.

Participação dos alunos na construção dos processos de avaliação?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Torna o processo mais humano.
2- Da mais clareza aos processos avaliativos.
3- Desmistifica a avaliação como processo punitivo.
4- Ajuda a Gestão no acompanhamento dos processos avaliativos.

Pontos frágeis:
1- Ainda há pouca participação dos alunos.
2- Falta organização do corpo discente.
3- Falta um ambiente favorável para promover as discussões, tanto físico como de convivência.
4- Falta apoio dos docentes no processo.

O que fazer para melhorar?
1- Buscar formas de organizar os alunos.
2- Realizar reuniões periódicas com os alunos.

Participação dos alunos no acompanhamento dos processos de avaliação?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Da mais credibilidade ao processo avaliativo.
2- Aumenta a confiança dos alunos nos processos avaliativos.
3- Ajuda a se perceber como sujeito do processo.
4- Democratiza o acesso as informações.

Pontos frágeis:
1- Pouca organização dos alunos.
2- Falta de apoio dos docentes.

O que fazer para melhorar?
1- Buscar formas de organizar os discentes.
2- Incentivar a participação dos mesmos no CDCE e formação de Grêmio.

Participação dos pais na construção dos processos de avaliação?
RUIM
Pontos positivos:
1- Democratiza o acesso a informação.
2- Torna mais claro os processos avaliativos.
3- Garante maior confiança nos processos avaliativos.

Pontos frágeis:
1- Falta de conhecimento da maioria dos pais, sobre as várias formas de avaliação.
2- Falta de escolaridade de parcela dos pais.
3- Falta de envolvimento dos pais com a escola.

O que fazer para melhorar?
1- Abordar o tema nas reuniões e Assembléias Gerais.

Participação dos pais no acompanhamento dos processos de avaliação?
RUIM
Pontos positivos:
1- Democratiza o acesso a informação.
2- Torna mais claro os processos avaliativos.
3- Garante maior confiança nos processos avaliativos.

Pontos frágeis:
1- Falta de conhecimento da maioria dos pais, sobre as várias formas de avaliação.
2- Falta de escolaridade de parcela dos pais.
3- Falta de envolvimento dos pais com a escola.

O que fazer para melhorar?
1- Abordar o assuntos nas reuniões e Assembléias Gerais.

Utilização de instrumentos de avaliação que considerem a aprendizagem de valores comportamentais relativos tanto à vivência quanto à diversidade?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Humaniza o processo de avaliação.
2- Torna a avaliação mais significativa.

Pontos frágeis:
1- Falta de prática de uma parcela dos profissionais.
2- Diversidade enorme de realidades presentes na escola, tornando difícil sua contemplação.
3- Trabalho pouco contextualizado nas aulas.

O que fazer para melhorar?
1- Propor tema para formação continuada dos profissionais.


Acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos pelos professores?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora a qualidade do ensino.
2- Aprimora as metodologias aplicadas

Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais não cumprem o PPP
2- Avaliação como ponto final no processo de ensino aprendizagem
3- Falta de compromisso de alguns profissionais.

O que fazer para melhorar?
1- Formação Continuada
2- Incentivo ao trabalho por área do conhecimento.
3- Incentivar o diálogo entre professor e aluno.

Acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos pelos coordenadores?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora o diagnóstico.
2- Identifica situações problema.

Pontos frágeis:
1- Acúmulo de funções.
2- Falta de tempo decorrente do fluxo de trabalho.

O que fazer para melhorar?
1- Mais envolvimento dos professores na colaboração com informações sobre os alunos.
2- Reorganização do tempo.

Nível de socialização do desempenho escolar?
BOM
Pontos positivos:
1- Cria uma consciência coletiva do desempenho escolar.
2- Cria possibilidade de intervenção.

Pontos frágeis:
1- Falta análise coletiva dos resultados.
2- Falta o registro desses resultados.

O que fazer para melhorar?
1- Ampliar as formas de comunicação interna e externa da escola.
2- Envolvimento maior da comunidade escolar.

Articulação entre o controle de frequência e o desempenho dos alunos que assegure a permanência com sucesso?
BOM
Pontos positivos:
1- Maior tempo de permanência do aluno na escola.
2- Melhora o nível de aprendizagem do aluno.

Pontos frágeis:
1- Falta de envolvimento da família na escola.
2- Falta da participação coletiva entre as várias instituições: Saúde, Ação Social, Conselho Tutelar, entre outros.

O que fazer para melhorar?
1- Criar parcerias com entidades de saúde, ação social, conselho tutelar, entre outros, visando criar uma rede de proteção ao educando.

Qual(is) a(s) disciplina(s) que apresenta(m) menor desempenho escolar?
BOM
Pontos positivos:
1- Permite criar projetos para melhorar a aprendizagem na disciplina mais fraca
2- Abre possibilidade para criar uma identidade avaliativa da escola.
3- Permite a análise do Currículo Escolar.

Pontos frágeis:
1- Falta de critérios claros de avaliação por parte de alguns profissionais.
2- Falta de adesão a proposta de avaliação e currículo da escola por alguns profissionais.

O que fazer para melhorar?
1- Mais acompanhamento da Gestão Escolar.
2- Formação Continuada para os Profissionais.

Qual(is) a(s) área(s) de conhecimento que apresenta(m) menor desempenho escolar?
BOM
Pontos positivos:
1- Formação Continuada por área do conhecimento.
2- Currículo Escolar discutido pelas áreas do conhecimento.

Pontos frágeis:
1- Falta de professores formados em algumas disciplinas.
2- Falta de hora atividade para profissionais contratados.
3- Jornada de trabalho muito pesada.

O que fazer para melhorar?
1- Promover a integração dos profissionais por área do conhecimento.
2- Incentivar projetos interdisciplinares.

Participação dos pais ou responsáveis no desempenho de ensino-aprendizagem dos alunos, em consonância com os professores e coordenadores?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Incentiva e motiva o aluno para o processo de ensino aprendizagem.
2- Aproxima as famílias da escola.
3- Melhora a aprendizagem dos alunos.

Pontos frágeis:
1- Parcela das famílias desestruturadas.
2- Pais ausentes no acompanhamento dos estudos de seus filhos em casa.
3- Falta de atividades no contra turno da escola, devido aos pais ou responsáveis trabalharem.

O que fazer para melhorar?
1- Criar programas de incentivo a família na escola.
2- Atender bem os responsáveis, quando vem a escola, para que queiram vir novamente.


Relação entre as avaliações e a identificação das defasagens?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Identifica as defasagens Escolares.
2- Cria possibilidade de intervenção.
3- Permite a troca de informações entre as áreas do conhecimento.

Pontos frágeis:
1- Professor muito fechado em sua disciplina.
2- Professores pouco dispostos a analisar a fundo as avaliações.

O que fazer para melhorar?
1- Maior acompanhamento do processo avaliativo pela Gestão Escolar.
2- Sensibilizar o profissional para que possa transpor as barreiras de sua disciplinaridade e colaborar para diagnosticar os problemas de aprendizagem.

Qualidade das ações pedagógicas de acompanhamento das defasagens?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora o desempenho escolar.
2- Recoloca o aluno no processo de ensino aprendizagem.

Pontos frágeis:
1- Falta de articulardo para atender com qualidade os alunos com defasagem.
2- Salas com escesso de alunos.
3- Jornada de trabalho longa.

O que fazer para melhorar?
1- Sensibilizar os profissionais para realizarem o atendimento individual fora do horário normal de aulas.
2- Incentivo a leitura, articulada com orientações pedagógica individual.

Qualidade das ações pedagógicas de correção das defasagens?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Melhora a auto estima do aluno.
2- Valoriza a atuação do professor.
3- Melhora a qualidade da educação.

Pontos frágeis:
1- Falta de registro dos processos de correção.
2- Falta de comprometimento de alguns profissionais.

O que fazer para melhorar?
1- Realizar avaliação das ações após ocorrerem as intervenções.
2- Acompanhamento maior da Gestão Escolar.

Socialização dos resultados das ações pedagógicas de correção das defasagens?
RUIM
Pontos positivos:
1- Melhoria do Ensino.
2- Estimula o professor e o aluno.
3- A comunidade escolar valoriza a escola.

Pontos frágeis:
1- Falta de divulgação dos bons resultados.
2- Falta de interesse da comunidade escolar.

O que fazer para melhorar?
1- Ampliar a divulgação das informações


Utilização dos indicadores de desempenho escolar?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Serve como referencial para o processo e ensino aprendizagem
2- Referencial do nível de aprendizagem.
3- Serve como estímulo para melhoria do ensino.

Pontos frágeis:
1- Avaliação muito superficial dos índices.
2- Falta de conhecimento sobre os índices.

O que fazer para melhorar?
1- Divulgar os resultados para a comunidade.
2- Reunião com os profissionais da educação.
3- Promover análises detalhadas dos índices
4- Trabalhar de forma contextualizada.

Articulação entre os dados indicadores de desempenho e as ações que visam a melhoria da qualidade de educação?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Importante para criar metas de qualidade.
2- Melhoria da aprendizagem dos alunos.
3- Melhora a motivação na busca de resultados.

Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais não se mostram dispostos para promover mudanças.
2- Faltam momentos para discutir com o grupo.
3- Falta de auto-avaliação dos profissionais.
4- Profissionais dão mais foco aos pontos negativos do que os positivos na aprendizagem.
5- Trabalho descontextualizado.

O que fazer para melhorar?
1- Reuniões com os profissionais para traçar objetivos e metas.
2- Aumentar o senso de comprometimento dos profissionais com a instituição.
3- Ações articuladas entre gestão e professores.
4- Qualificação Profissional.

Relação entre a identificação das necessidades de ensino aprendizagem dos alunos e a proposição de metas de desempenho?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Motiva os alunos para buscar resultados.
2- Colabora para o desempenho dos alunos.
3- Criar metas condizentes com o diagnóstico.
4- Há profissionais que realizam avaliação e criam metas.

Pontos frágeis:
1- Empenho dos profissionais.
2- Falta de diálogo entre os profissionais.
3- Diagnosticar os problemas.

O que fazer para melhorar?
1- Reunião com os profissionais para análise.
2- Reuniões pedagógicas para analisar os dados.
3- Reunir com os profissionais interessados para traçar metas.
4- Reunião com as áreas do conhecimento.
5- Capacitar os Profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário