segunda-feira, 15 de abril de 2013

PPP Diagnóstico Dimensão do Ambiente Físico Escolar


Dimensão ambiente físico escolar

Qualidade e utilização da estrutura física da escola (espaço recreativo, quantidade, arborização, etc.)?
BOM
Pontos positivos:
1- Diversifica o ambiente de aprendizagem.
2- Muda a rotina do estudante, fazendo com que se interesse mais pelas aulas.

Pontos frágeis:
1- Falta de didática por parte de uma parcela dos profissionais.

O que fazer para melhorar?
1- Melhorar a qualidade dos espaços disponíveis.
2- Incentivar os professores a utilizarem mais os espaços escolares.

Organização e estado de conservação dos espaços da escola (salas, laboratórios de informática e de Ciências, quadras, biblioteca, refeitórios, banheiros, etc.)?
BOM
Pontos positivos:
1- O aluno se sente bem na escola.
2- Contribui para a melhoria da aprendizagem.
3- A comunidade escolar valoriza mais a escola.
4- Incentiva a conservação do patrimônio escolar.

Pontos frágeis:
1- Alguns espaços estão precisando de reforma.
2- Falta de consciência por parte de parcela da comunidade escolar sobre a conservação dos espaços públicos.

O que fazer para melhorar?
1- Buscar fontes de recursos para suprir as necessidade de reforma.
2- Criar campanhas de sensibilização para a comunidade escolar.

Na organização e estrutura do espaço, são contemplados os aspectos culturais e sociais do local?
BOM
Pontos positivos:
1- Valoriza a comunidade local.

Pontos frágeis:
1- Falta de identificação da cultura local, devido a migração bem diversificada.

O que fazer para melhorar?


Utilização dos equipamentos, materiais e recursos pedagógicos da escola?
BOM
Pontos positivos:
1- Diversifica a metodologia de aprendizagem.
2- Melhora o interesse e desempenho dos alunos.

Pontos frágeis:
1- Falta de conhecimento técnico de alguns profissionais.
2- Falta de conhecimento metodológico de alguns profissionais.
3- Falta de alguns espaços específicos para algumas áreas trabalharem.

O que fazer para melhorar?
1- Incentivar o professor a utilizar os equipamentos e recursos disponíveis.
2- Deixar os recursos sempre disponíveis.

Qualidade dos mobiliários e equipamentos da escola?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Melhora o ambiente escolar.
2- Melhora a auto estima dos alunos e profissionais.

Pontos frágeis:
1- Ter cuidado durante o uso dos materiais, por parte de alunos e alguns profissionais.

O que fazer para melhorar?
1- Fiscalização por parte da Gestão Escolar.
2- Constante concientização da comunidade escolar, para o cuidado com os materiais.

Quantidade dos mobiliários e equipamentos da escola?
BOM
Pontos positivos:
1- Bom atendimento aos alunos.
2- Profissionais motivamos para o trabalho.
3- Melhoria da qualidade do ensino.

Pontos frágeis:
1- Falta de equipamento suficientes em alguns setores.

O que fazer para melhorar?
1- Manter o diálogo com os profissionais e comunidade escolar, para diagnosticar a necessidade de aquisição de novos materiais.

Organização dos mobiliários e equipamentos da escola?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Ajuda na conservação do patrimônio escolar.
2- Agiliza o trabalho pedagógico.
3- Agiliza o trabalho administrativo da escola.
4- Melhora o planejamento financeiro.

Pontos frágeis:
1- Não identificamos pontos frágeis relevantes.

O que fazer para melhorar?
1- Continuar com as reuniões por setor.
2- Dar autonomia e delegar responsabilidades aos responsáveis pelos setores.

Controle dos mobiliários e equipamentos da escola?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Contribui para a conservação do patrimônio escolar.
2- Melhor o processo de ensino aprendizagem.
3- Colabora com o senso de responsabilidade dos profissionais.

Pontos frágeis:
1- Não encontramos pontos frágeis relevantes.

O que fazer para melhorar?
1- Manter as reuniões com os setores.
2- Dar autonomia e delegar responsabilidades, cobrando resultados acordados com os setores.

Conservação dos mobiliários e equipamentos da escola?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Melhora o ambiente escolar.
2- Melhora o processo de ensino aprendizagem.
3- Aprimora o planejamento financeiro.
4- A comunidade escolar valoriza mais a escola.

Pontos frágeis:
1- Falta de consciência por parte de uma parcela dos alunos com relação a conservação do patrimônio público.

O que fazer para melhorar?
1- Realização de campanhas de conscientização.

Reutilização dos equipamentos, mobiliários e recursos pedagógicos da escola?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Diminuição dos gastos com novos equipamentos e materiais.
2- Incentiva a conscientização ambiental.

Pontos frágeis:
1- Falta de centro de reaproveitamento na comunidade.
2- Falta de centros de reciclagem no município.

O que fazer para melhorar?
1- Buscar formas de reutilizar com responsabilidade, observando as normas sanitárias e de segurança, todos os materiais possíveis utilizados pela escola.
2- Sensibilizar a comunidade escolar sobre as vantagens de reutilizar materiais e equipamentos na escola.


Qualidade dos serviços e equipamentos de informação e comunicação na escola?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Temos um sistema de murais, jornal e blog escolar, que facilita o círculo de informações na escola.
2- As reuniões com os representantes de turmas auxiliam muito na resolução de problemas.

Pontos frágeis:
1- Há a necessidade de otimizar a utilização do Blog Escolar.
2- O sistema Educomunicação precisa ser aperfeiçoado.

O que fazer para melhorar?
1- Melhorar as condições físicas do projeto Educomunicação.
2- Criar páginas para cada setor escolar, com senha própria, para agilizar a inclusão de informações no blog.

Qualidade do acervo de informações e comunicação?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Mantemos atualizadas as prestações de contas, bem como, as documentações na secretaria, disponíveis para a comunidade.
2- Mantemos atualizada a situação pedagógica de cada aluno, turma e turno na coordenação.
3- Melhora a confiança da comunidade para com a escola.

Pontos frágeis:
1- Melhorar o fluxo de informações da escola na Internet

O que fazer para melhorar?
1- Otimizar a utilização do Blog Escolar.

Acessibilidade aos meios de informação e comunicação na escola pela comunidade escolar?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- A comunidade tem acesso total as informações públicas da coordenação, direção e secretaria escolar.
2- Amplia as possibilidades de intervenção da comunidade na escola.
3- Melhora a credibilidade da escola perante a comunidade.

Pontos frágeis:
1- Falta de divulgação efetiva nos meios eletrônicos.

O que fazer para melhorar?
1- Otimizar a utilização do Blog Escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário