Dimensão formação e
condições de trabalho dos profissionais da escola
Número de professores com nível superior (graduação)
36 Professores
Número de professores com especialização
16 Professores
Número de professores com mestrado
Não há.
Número de professores com doutorado
Não há.
Número de professores que atuam fora da área de formação
06 Professores
Número de professores que atuam na área de formação
30 Professores
Número de professores efetivos
20 Professores.
Número de professores contratados
16 Professores.
Número de funcionários efetivos
11 Funcionários.
Número de funcionários contratados
13 Funcionários.
Número de funcionários profissionalizados
04 Funcionários.
Número de funcionários não-profissionalizados
07 Funcionários.
Índice do hábito de leitura dos professores
40%
Índice do hábito de leitura dos funcionários
20%
Índice de acesso à internet pelos professores em casa
90%
Índice de acesso à internet pelos professores em outros
ambientes
100%
Índice de acesso à internet pelos funcionários em casa
20%
Índice de acesso à internet pelos funcionários em outros ambientes
80%
Atendimento das necessidades de formação continuada dos
profissionais na escola?
BOM
Pontos positivos:
1- Trabalho realizado por área do
conhecimento.
2- Os profissionais escolhem os temas de acordo com as necessidade pedagógicas. 3- A uma grande participação dos profissionais. 4- O corpo técnico participa ativamente da formação continuada. 5- Ajuda a discutir os temas relevantes da aprendizagem. |
Pontos frágeis:
1- Produção de relatórios individuais.
2- Falta de compromisso de alguns profissionais, no momento de contribuir para o grupo de trabalho.
2- Falta de compromisso de alguns profissionais, no momento de contribuir para o grupo de trabalho.
O que fazer para melhorar?
1- Continuar realizando as escolha dos temas
em consenso, dentro das áreas de conhecimento.
2- Realizar reunião a cada fechamento de tema para discutir o processo de estudo.
2- Realizar reunião a cada fechamento de tema para discutir o processo de estudo.
Qualidade da organização da formação continuada dos
profissionais da escola?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Os profissionais sabem de suas obrigações
no momento da formação.
2- Não há a necessidade de atuação constante da coordenação para cumprir prazos e horários.
3- Os profissionais conhecem as regras de trabalho dentro dos grupo.
2- Não há a necessidade de atuação constante da coordenação para cumprir prazos e horários.
3- Os profissionais conhecem as regras de trabalho dentro dos grupo.
Pontos frágeis:
1- Alguns grupos tem dificuldade de
relacionamento.
2- Ainda faltam espaços adequados para reuniões em grupo.
2- Ainda faltam espaços adequados para reuniões em grupo.
O que fazer para melhorar?
1- Discutir as regras gerais da formação com
todos os participantes.
2- Realizar avaliação semestral do andamento da formação continuada.
2- Realizar avaliação semestral do andamento da formação continuada.
Atuação dos CEFAPRO
(Centros de Formação dos Profissionais da Educação Básica) junto ao projeto de
formação continuada da escola?
BOM
Pontos positivos:
1- Presença constante na escola para
acompanhar o andamento da formação.
2- Contato direto via internet com o formador responsável.
3- Profissionais dispostos a contribuir na formação.
2- Contato direto via internet com o formador responsável.
3- Profissionais dispostos a contribuir na formação.
Pontos frágeis:
1- Visitas ocorrem, no entanto, necessitaria
de mais vezes.
2- Disponibilidade de maior número de formadores envolvidos.
2- Disponibilidade de maior número de formadores envolvidos.
O que fazer para melhorar?
1- Solicitar junto ao CEFAPRO a presença de
outros formadores.
Relação entre as necessidades da escola, as políticas
públicas do estado e o projeto Sala do Educador?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Há diálogo entre os entes envolvidos.
2- Melhora o andamento do processo de ensino aprendizagem.
2- Melhora o andamento do processo de ensino aprendizagem.
Pontos frágeis:
1- Muitas vezes a proposta do estado, não
atende as especificações da comunidade escolar.
2- A proposta não dispõe de todos os recursos para que possa ser implantada na escola (ciclo de formação humana)
3- Algumas especificidade da comunidade escolar, não podem ser contempladas pelo modelo de educação do estado.
2- A proposta não dispõe de todos os recursos para que possa ser implantada na escola (ciclo de formação humana)
3- Algumas especificidade da comunidade escolar, não podem ser contempladas pelo modelo de educação do estado.
O que fazer para melhorar?
1- Rediscutir a proposta pedagógica da escola.
2- Enviar solicitação para a SEDUC, sobre mudanças necessárias a implantação da proposta pedagógica do estado.
2- Enviar solicitação para a SEDUC, sobre mudanças necessárias a implantação da proposta pedagógica do estado.
Qualidade do espaço educativo para oferecer condições favoráveis
ao desempenho dos profissionais?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Sala adequada para planejamento escolar.
2- Sala em boas condições para convivência nos horários de intervalos.
3- Salas de aula em processo de climatização.
4- Ambiente externo amplo.
5- Local para práticas esportivas diversificadas.
2- Sala em boas condições para convivência nos horários de intervalos.
3- Salas de aula em processo de climatização.
4- Ambiente externo amplo.
5- Local para práticas esportivas diversificadas.
Pontos frágeis:
1- Falta de estrutura para realização de aulas
práticas na área de Ciências Naturais.
2- Espaço da biblioteca reduzido.
2- Espaço da biblioteca reduzido.
O que fazer para melhorar?
1- Elaborar projetos e enviar para a SEDUC
para análise.
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Qualidade do espaço educativo, recreativo oferece condições
favoráveis ao desempenho de um ensino-aprendizagem de qualidade aos alunos?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Corredores amplos e bem iluminados.
2- Espaços de convivência amplos com dois refeitórios, quadra coberta, arborização, entre outros.
3- Espaços limpo e bem cuidados em seus aspectos estruturais.
2- Espaços de convivência amplos com dois refeitórios, quadra coberta, arborização, entre outros.
3- Espaços limpo e bem cuidados em seus aspectos estruturais.
Pontos frágeis:
1- Não foram relatados pontos frágeis
relevantes.
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O que fazer para melhorar?
1- Continuar mantendo o ambiente limpo e
organizado.
2- Reforçar o projeto educomunicação, com o intuito de construir um espaço democrático de participação estudantil.
2- Reforçar o projeto educomunicação, com o intuito de construir um espaço democrático de participação estudantil.
Qualidade da Biblioteca para melhoria da qualidade de
ensino-aprendizagem do aluno?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Possui acervo diversificado.
2- Há um bom projeto de leitura.
3- Os livros são bem conservados.
4- Há um fluxo grande de locações.
2- Há um bom projeto de leitura.
3- Os livros são bem conservados.
4- Há um fluxo grande de locações.
Pontos frágeis:
Espaços pequeno.
O que fazer para melhorar?
1- Viabilizar através da SEDUC, verba para
ampliação do espaço.
Qualidade do Laboratório de Informática e/ou Ciências da
Natureza?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- O Laboratório de Informática possui
computadores suficientes para o trabalho pedagógico.
2- A sala é bem climatizada.
2- A sala é bem climatizada.
Pontos frágeis:
1- Não há laboratório de Ciências.
2- Para Ciências há somente um espaço de 18m2 que serve para os professores planejar aulas diversificadas.
2- Para Ciências há somente um espaço de 18m2 que serve para os professores planejar aulas diversificadas.
O que fazer para melhorar?
1- Cobrar da SEDUC a Construção de um
laboratório de Ciências Naturais.
Qualidade da quadra Poliesportiva?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Possibilita a prática de vários esportes.
2- Oferece um bom espaço nos momentos recreativos.
2- Oferece um bom espaço nos momentos recreativos.
Pontos frágeis:
1- Apresenta goteiras desde a época de sua inauguração.
2- Está com o piso danificado.
3- Não possui vestiário.
4- Quando chove com vento molha a quadra.
5- Não possui redes de contenção para as bolas.
2- Está com o piso danificado.
3- Não possui vestiário.
4- Quando chove com vento molha a quadra.
5- Não possui redes de contenção para as bolas.
O que fazer para melhorar?
1- Cobra da SEDUC um projeto de Reforma e
ampliação da quadra.
2- Destinar recursos do PDE para resolver os problemas menores.
2- Destinar recursos do PDE para resolver os problemas menores.
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