Dimensão gestão
escolar democrática
Nível de circulação das informações na comunidade escolar?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Reuniões com as lideranças estudantis.
2- Utilização dos murais.
3- Biblioteca como centro de informações.
4- Projeto Educomunicação.
2- Utilização dos murais.
3- Biblioteca como centro de informações.
4- Projeto Educomunicação.
Pontos frágeis:
1- Acesso as informações por meio eletrônico.
O que fazer para melhorar?
1- Melhorar o Blog Escolar.
2- Envio de informações através dos e-mails.
2- Envio de informações através dos e-mails.
Nível de socialização das informações pela gestão escolar?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Todas as informações vindas da SEDUC,
CEFAPRO e ASSESSORIAS, são divulgadas imediatamente para a comunidade escolar.
2- Melhorar a confiança dos profissionais e comunidade escolar para com a Gestão Escolar.
2- Melhorar a confiança dos profissionais e comunidade escolar para com a Gestão Escolar.
Pontos frágeis:
1- Divulgação através de meios eletrônicos.
O que fazer para melhorar?
1- Melhorar a qualidade do Blog Escolar.
Qualidade dos canais de comunicação?
BOM
Pontos positivos:
1- Melhora a circulação das informações dentro
e fora da escola.
2- A utilização dos murais é efetiva.
3- A comunicação com a comunidade é realizadas através dos próprios alunos.
2- A utilização dos murais é efetiva.
3- A comunicação com a comunidade é realizadas através dos próprios alunos.
Pontos frágeis:
1- Dificuldade de comunicação diretamente com
a comunidade escolar fora da escola.
O que fazer para melhorar?
1- Aprimorar a utilização do Blog Escolar.
2- Criar mecanismos mais eficientes para levar as informações até a comunidade.
2- Criar mecanismos mais eficientes para levar as informações até a comunidade.
Acessibilidade aos documentos públicos para a comunidade
escolar?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Não há a necessidade de formular pedido por
escrito para ter acesso as informações públicas da escola.
2- Todas as informações são disponibilizadas com rapidez.
2- Todas as informações são disponibilizadas com rapidez.
Pontos frágeis:
1- Dificuldade em disponibilizar as
informações para os membros da comunidade que não podem vir frequentemente a
escola.
|
O que fazer para melhorar?
1- Aprimorar a utilização do Blog e de outras
tecnologias.
Qualidade da sensibilização e da mobilização para a
participação dos membros da comunidade e da sociedade no CDCE e no Conselho
fiscal?
RUIM
Pontos positivos:
1- A comunidade ajuda no desenvolvimento da
escola.
2- Aumenta o controle social.
2- Aumenta o controle social.
Pontos frágeis:
1- São poucos os pais ou responsáveis que
querem participar do CDCE e Conselho Fiscal.
O que fazer para melhorar?
1- Divulgar mais sobre as funções do
Conselheiro.
2- Divulgar a importâncias da participação da Sociedade na Escola.
2- Divulgar a importâncias da participação da Sociedade na Escola.
Qualidade da organização e funcionamento do CDCE?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Há reuniões periódicas do CDCE.
2- Os conselheiros são responsáveis no tocante a participação efetiva.
3- Há uma proposta de trabalho definida em Assembléia Geral do CDCE.
4- Os membros são atuantes.
5- Todas as regras coletivas, projetos e propostas são apreciadas pelo CDCE.
2- Os conselheiros são responsáveis no tocante a participação efetiva.
3- Há uma proposta de trabalho definida em Assembléia Geral do CDCE.
4- Os membros são atuantes.
5- Todas as regras coletivas, projetos e propostas são apreciadas pelo CDCE.
Pontos frágeis:
1- Dificuldade para encontrar horários que
permitam a participação de Todos.
O que fazer para melhorar?
1- Continuar valorizando perante a comunidade
escolar os membros do CDCE.
Acessibilidade aos documentos e informações para os membros
do CDCE?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Da transparência a administração escolar.
2- Ajuda na fiscalização dos recursos financeiros da escola.
3- Melhora a aplicação dos recursos.
4- Possibilita avaliação externa das ações pedagógicas da escola.
2- Ajuda na fiscalização dos recursos financeiros da escola.
3- Melhora a aplicação dos recursos.
4- Possibilita avaliação externa das ações pedagógicas da escola.
Pontos frágeis:
1- Disponibilidade de tempo dos conselheiros
em acompanhar diariamente o andamento da escola.
O que fazer para melhorar?
1- Fazer com que as informações fiquem sempre
a disposição, divulgando quando possível através da internet entre outras
formas.
Qualidade das ações de capacitação dos membros do CDCE?
RUIM
Pontos positivos:
1- Melhoraria a atuação do CDCE com entidade
autônoma.
2- Aprimoraria o conhecimento dos conselheiros com relação as informações pedagógicas da escola.
2- Aprimoraria o conhecimento dos conselheiros com relação as informações pedagógicas da escola.
Pontos frágeis:
1- Falta de capacitação através do CEFAPRO e
Assessoria Pedagógica.
O que fazer para melhorar?
1- Não sabemos o que fazer para resolver tal
situação.
Participação do Conselho Fiscal no processo de prestação de
contas?
BOM
Pontos positivos:
1- Melhora a transparência nas ações
administrativo-financeiras da escola.
2- Possibilita intervenção do controle social na escola.
2- Possibilita intervenção do controle social na escola.
Pontos frágeis:
1- Não encontramos pontos frágeis relevantes.
O que fazer para melhorar?
1- Convocar o Conselho Fiscal não somente para
analisar as contas, mas sim, para participar das reuniões juntamente com o
CDCE.
Responsabilidade do CDCE nas prestações de contas, bem como
na divulgação das mesmas a toda a comunidade escolar?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Melhora a aplicação dos recursos
financeiros.
2- Contribuir para possíveis intervenções que possibilitem melhorias para o processo de ensino aprendizagem.
3- Da respaldo as ações da Gestão Escolar.
4- Contribuir para dar transparências as ações administrativas e financeiras da escola.
2- Contribuir para possíveis intervenções que possibilitem melhorias para o processo de ensino aprendizagem.
3- Da respaldo as ações da Gestão Escolar.
4- Contribuir para dar transparências as ações administrativas e financeiras da escola.
Pontos frágeis:
1- Melhorar a divulgação dos resultados
através da internet.
O que fazer para melhorar?
1- Efetivar a utilização e manutenção do Blog
Escolar.
Participação da comunidade escolar na construção do PPP?
RUIM
Pontos positivos:
1- Maior envolvimento da comunidade com a
escola.
2- Maior respaldo da escola, junto a comunidade escolar nas decisões coletivas.
2- Maior respaldo da escola, junto a comunidade escolar nas decisões coletivas.
Pontos frágeis:
1- Falta de interesse de parcela da
comunidade.
O que fazer para melhorar?
1- Incentivar através de campanhas, a participação
mais ativa da comunidade escolar.
Participação da comunidade escolar e sociedade na
organização, planejamento e funcionamento da escola?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Diminui os atos de vandalismo do patrimônio
escolar.
2- As regras coletivas são melhor aceitas por todos.
2- As regras coletivas são melhor aceitas por todos.
Pontos frágeis:
1- Falta de priorização da educação na vida
dos filhos ou menores sob responsabilidade.
O que fazer para melhorar?
1- Montar projetos coletivos que atraiam os
membros da comunidade para a escola.
Atuação dos colegiados na construção, desenvolvimento e na
avaliação do PPP?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Socializa a proposta pedagógica da escola.
2- Melhora a fiscalização da aplicação do PPP na escola.
3- Atende melhor os anseios da comunidade escolar.
2- Melhora a fiscalização da aplicação do PPP na escola.
3- Atende melhor os anseios da comunidade escolar.
Pontos frágeis:
1- Falta de conhecimento das políticas
educacionais.
O que fazer para melhorar?
1- Convocar os colegiados esistes para
participação mais frequente.
Participação da comunidade escolar e da sociedade no
planejamento e fiscalização da utilização dos recursos financeiros?
BOM
Pontos positivos:
1- Da mais transparência no trabalho da Gestão
Escolar.
2- Melhora a confiança na instituição.
3- Melhora a aplicação dos recursos.
2- Melhora a confiança na instituição.
3- Melhora a aplicação dos recursos.
Pontos frágeis:
1- Falta de atuação nas ações de planejamento
dos investimentos.
2- Falta de priorização da educação por parte da comunidade.
2- Falta de priorização da educação por parte da comunidade.
O que fazer para melhorar?
1- Melhorar a divulgação principalmente do
planejamento das ações.
Qualidade da prestação de contas dos recursos financeiros da
escola (SEDUC, PDE/MEC, PDDE, RECURSOS PRÓPRIOS, etc.) à comunidade escolar e
sociedade?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Aumenta a confiança da comunidade escolar
com a escola.
2- Melhora a aplicação dos recursos.
3- Incentiva a atuação de voluntariado.
2- Melhora a aplicação dos recursos.
3- Incentiva a atuação de voluntariado.
Pontos frágeis:
1- Divulgação e poucos veículos de comunicação.
O que fazer para melhorar?
1- Criar novas formas de divulgação.
Articulação e parcerias com as famílias, demais serviços
públicos, associações, empresas, visando à melhoria da gestão escolar?
BOM
Pontos positivos:
1- Aumenta o grau de envolvimento da
comunidade com a escola.
2- Amplia a atuação da educação.
2- Amplia a atuação da educação.
Pontos frágeis:
1- Melhorar a participação da família na
escola.
O que fazer para melhorar?
1- Promover mais reuniões com as famílias,
reuniões mais localizadas e focadas em poucos assuntos, para melhor rendimento.
Qualidade da promoção de integração entre os profissionais da
escola, pais/responsáveis e alunos, visando a uma concepção comum de educação
na escola?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Torna comum os objetivos da escola.
2- Melhora o nível de compreensão e tolerância entre as partes.
3- Diminui o nível de conflitos entre os entes envolvidos.
2- Melhora o nível de compreensão e tolerância entre as partes.
3- Diminui o nível de conflitos entre os entes envolvidos.
Pontos frágeis:
1- Falta de motivação para a realização de
reuniões que envolvam todos.
O que fazer para melhorar?
1- Promover o diálogo entre os grupos, gerando
um ambiente cordial e profícuo para a discussão de assuntos relevantes.
Acessibilidade aos espaços da escola pela sociedade?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Adquiri a confiança da comunidade no
trabalho da escola.
2- Melhora a conservação do patrimônio público.
2- Melhora a conservação do patrimônio público.
Pontos frágeis:
1- Falta de acesso aos finais de semana.
O que fazer para melhorar?
1- Buscar parcerias para a atuação de
voluntariado.
Há inclusão qualificada no PPP da dimensão curricular
incluindo as diversidades de conhecimentos e saberes locais?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Valoriza a cultura local, ampliando a
aceitação da escola na comunidade.
Pontos frágeis:
1- Definissão de cultura local.
O que fazer para melhorar?
1- Promover discussões entre os diversos
grupos da sociedade em busca de uma identificação cultural local.
Articulação e participação de movimentos sociais na escola?
RUIM
Pontos positivos:
1- Melhora as questões democráticas dentro da
escola.
Pontos frágeis:
1- A falta de movimentos sociais na comunidade
escolar.
O que fazer para melhorar?
1- Não identificamos formas relevantes de
melhorar essa situação.
Qualidade da realização de reuniões pedagógicas?
BOM
Pontos positivos:
1- Participação ampla dos profissionais
envolvidos.
2- Regras de convivência e projetos aceitos por consenso.
3- Problemas discutidos em conjunto.
4- Maior gama de ideias para resolver os problemas.
2- Regras de convivência e projetos aceitos por consenso.
3- Problemas discutidos em conjunto.
4- Maior gama de ideias para resolver os problemas.
Pontos frágeis:
1- Falta de participação dos profissionais no
momento da reunião.
2- Resistência de alguns profissionais em participar das reuniões, principalmente os profissionais contratados.
3- Disponibilidade de local apropriado para realização de reuniões com maior frequência.
2- Resistência de alguns profissionais em participar das reuniões, principalmente os profissionais contratados.
3- Disponibilidade de local apropriado para realização de reuniões com maior frequência.
O que fazer para melhorar?
1- Incentivar a participação de todos os profissionais.
2- Procurar formas de fazer com que o profissional se expresse durante as reuniões.
2- Procurar formas de fazer com que o profissional se expresse durante as reuniões.
Qualidade da realização de reuniões administrativas?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Os profissionais expressam suas ideias com
facilidade.
2- Melhora o relacionamento interpessoal dentro da instituição.
3- As regras de convivência são discutidas coletivamente.
2- Melhora o relacionamento interpessoal dentro da instituição.
3- As regras de convivência são discutidas coletivamente.
Pontos frágeis:
1- Não há pontos frágeis relevantes.
O que fazer para melhorar?
1- Realizar reuniões bimestrais com os setores
para resolver problemas e propor novos projetos.
Qualidade da realização de reuniões de pais/responsáveis?
BOM
Pontos positivos:
1- Há uma participação boa dos pais e ou responsáveis.
2- Os participantes das reuniões podem se expressar livremente.
3- As informações sobre os educandos estão disponíveis a todos.
2- Os participantes das reuniões podem se expressar livremente.
3- As informações sobre os educandos estão disponíveis a todos.
Pontos frágeis:
1- Participação fraca dos professores.
2- Participação tímida dos pais ou responsáveis.
2- Participação tímida dos pais ou responsáveis.
O que fazer para melhorar?
1- Criar um projeto para aumentar a
participação dos pais nas reuniões escolares.
Qualidade da realização de assembléias?
BOM
Pontos positivos:
1- As assembléias ocorrem sempre que
necessários, com participação de todos os entes da comunidade escolar.
2- As decisões são tomadas de forma coletiva.
3- A comunidade se sente valorizada.
4- Aumenta o grau de confiança da comunidade para com a escola.
2- As decisões são tomadas de forma coletiva.
3- A comunidade se sente valorizada.
4- Aumenta o grau de confiança da comunidade para com a escola.
Pontos frágeis:
1- Todos os entes participam das reuniões, no
entanto, a participação não é tão efetiva em relação ao número de
participantes.
O que fazer para melhorar?
1- Incentivar cada vez mais a participação de
todos nas reuniões.
2- Divulgar através dos meio de comunicação disponíveis, a importância da participação da comunidade nas Assembléias Escolares.
2- Divulgar através dos meio de comunicação disponíveis, a importância da participação da comunidade nas Assembléias Escolares.
Contribuição das reuniões para a melhoria das práticas
pedagógicas?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Ideias interessantes para realização de
projetos.
2- Alguns profissionais se empenham em contribuir.
2- Alguns profissionais se empenham em contribuir.
Pontos frágeis:
1- Há pouca contribuição dos profissionais com
projetos que realmente sejam implantados.
2- Ainda há muitos profissionais que não deixam de reclamar ao invés de contribuir com boas ideias.
3- Muitas ideias são apresentadas, no entanto, não são registradas e acabam se perdendo.
4- Não adianta bons projetos se alguns profissionais não se comprometem em aplicá-los com responsabilidade.
2- Ainda há muitos profissionais que não deixam de reclamar ao invés de contribuir com boas ideias.
3- Muitas ideias são apresentadas, no entanto, não são registradas e acabam se perdendo.
4- Não adianta bons projetos se alguns profissionais não se comprometem em aplicá-los com responsabilidade.
O que fazer para melhorar?
1- Incentivar a elaboração e registro dos bons
projetos educacionais.
2- Das suporte para a organização e implementação de projetos na escola, por parte da Gestão Escolar.
2- Das suporte para a organização e implementação de projetos na escola, por parte da Gestão Escolar.
Qualidade na utilização da hora atividade?
BOM
Pontos positivos:
1- Os profissionais utilizam a hora atividade
para planejar práticas pedagógicas.
2- Os profissionais aproveitam a hora atividade para realizarem reuniões por área do conhecimento.
3- Auxilia para que os profissionais realizem boas práticas pedagógicas.
2- Os profissionais aproveitam a hora atividade para realizarem reuniões por área do conhecimento.
3- Auxilia para que os profissionais realizem boas práticas pedagógicas.
Pontos frágeis:
1- Metade dos profissionais ainda são
contratados.
2- Os horários escolares não permitem muitas vezes, que os profissionais se reúnam por área.
2- Os horários escolares não permitem muitas vezes, que os profissionais se reúnam por área.
O que fazer para melhorar?
1- Dar suporte acompanhando os profissionais
no momento da hora atividade.
2- Solicitar um planejamento das ações nas horas atividades aos profissionais em questão.
3- Maior atuação da Gestão no acompanhamento do cumprimento das horas atividades.
2- Solicitar um planejamento das ações nas horas atividades aos profissionais em questão.
3- Maior atuação da Gestão no acompanhamento do cumprimento das horas atividades.
Qualidade na participação dos gestores nas questões
pedagógicas?
BOM
Pontos positivos:
1- Auxiliar na resolução de problemas.
2- Contribui para a melhoria da prática pedagógica.
3- Da respaldo nas questões disciplinares.
4- Contribuir para a implementação de projetos pedagógicos.
2- Contribui para a melhoria da prática pedagógica.
3- Da respaldo nas questões disciplinares.
4- Contribuir para a implementação de projetos pedagógicos.
Pontos frágeis:
1- Há momentos em que se prioriza questões
administrativas e financeiras sobre as questões pedagógicas.
2- Falta de tempo do gestor para dar mais atenção ao pedagógico.
2- Falta de tempo do gestor para dar mais atenção ao pedagógico.
O que fazer para melhorar?
1- Reorganização do tempo para que o gestor
possa atender ao aporte pedagógico da escola.
2- Equalizar o nível de importância, entre o administrativo, financeiro e pedagógico.
2- Equalizar o nível de importância, entre o administrativo, financeiro e pedagógico.
Qualidade da atuação dos assessores pedagógicos nas escolas?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Ajuda a apontar problemas e suas soluções
dentro do ambiente escolar.
2- Melhora a atuação da Gestão Escolar.
3- Possibilita um ponto de apoio para a comunidade escolar.
2- Melhora a atuação da Gestão Escolar.
3- Possibilita um ponto de apoio para a comunidade escolar.
Pontos frágeis:
1- Não ter assessoria pedagógica no município.
O que fazer para melhorar?
1- Para esse problema não há solução que
possamos demonstrar.
Qualidade da atuação dos CEFAPROS nas escolas?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Pode ser o problematizador das questões
pedagógicas.
2- Pode oferecer possibilidade de intervenção para os problemas pedagógicos da escola.
3- Podem ajudar na implementação de projetos escolares.
2- Pode oferecer possibilidade de intervenção para os problemas pedagógicos da escola.
3- Podem ajudar na implementação de projetos escolares.
Pontos frágeis:
1- Não haver CEFAPRO no
município.
2- Os formadores não conhecem muito do cotidiano escolar.
3- Falta empatia entre os profissionais da escola e os membros do CEFAPRO.
2- Os formadores não conhecem muito do cotidiano escolar.
3- Falta empatia entre os profissionais da escola e os membros do CEFAPRO.
O que fazer para melhorar?
1- É difícil apontar uma solução, pois não
tendo CEFAPRO no município fica complicado aumentar a convivências entre os
formadores e os profissionais da escola.
2- Aumentar o fluxo de informações entre escola e CEFAPRO.
2- Aumentar o fluxo de informações entre escola e CEFAPRO.
Qualidade das práticas de observância da legislação, do
regimento e das demais normas legais que orientam os direitos e deveres dos
profissionais, pais/responsáveis e alunos?
MUITO BOM
Pontos positivos:
1- Faz com que não haja ambiente de impunidade
ou descompromisso.
2- Quando as regras são discutidas amplamente de forma democráticas, elas têm respaldo para serem aplicadas.
3- O profissional trabalho com mais segurança.
2- Quando as regras são discutidas amplamente de forma democráticas, elas têm respaldo para serem aplicadas.
3- O profissional trabalho com mais segurança.
Pontos frágeis:
1- Parcela dos alunos, por medo ou falta de
iniciativa, não manifesta-se quando sente-se prejudicado.
2- Alguns profissionais não conhecem as legislações pertinentes a educação.
2- Alguns profissionais não conhecem as legislações pertinentes a educação.
O que fazer para melhorar?
1- Maior divulgação das legislações
educacionais e de vínculo empregatício entre os profissionais.
2- Realizar reuniões com o corpo discente para esclarecimentos de dúvidas e divulgação das legislações.
2- Realizar reuniões com o corpo discente para esclarecimentos de dúvidas e divulgação das legislações.
Promoção de dinâmicas e ações para desenvolver equipes e
lideranças?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Torna a escola mais democrática e unida.
2- Projeto rádio escola, jornal, blog, entre outros.
3- Trabalho realizado pela Gestão com as lideranças de sala de aula.
4- Eleição dos representantes de cada turma.
5- Bom para o desenvolvimento cognitivo.
6- Desenvolve atitudes responsáveis.
7- Confraternizações entre os funcionários.
8- Melhora o empenho entre os alunos.
9- Ajuda no esclarecimento de dúvidas em sala de aula.
10- A gestão da autonomia para os profissionais agirem com liderança.
2- Projeto rádio escola, jornal, blog, entre outros.
3- Trabalho realizado pela Gestão com as lideranças de sala de aula.
4- Eleição dos representantes de cada turma.
5- Bom para o desenvolvimento cognitivo.
6- Desenvolve atitudes responsáveis.
7- Confraternizações entre os funcionários.
8- Melhora o empenho entre os alunos.
9- Ajuda no esclarecimento de dúvidas em sala de aula.
10- A gestão da autonomia para os profissionais agirem com liderança.
Pontos frágeis:
1- Os profissionais não se dispõe a agira como
líderes.
2- Poucas lideranças entre os professores.
3- Excesso de trabalho impede os profissionais de desenvolverem tais ações.
4- Dificuldade em encontrar pessoas com perfil de liderança.
5- Pouco envolvimento dos alunos.
6- Falta de confiança do profissional em suas habilidades.
2- Poucas lideranças entre os professores.
3- Excesso de trabalho impede os profissionais de desenvolverem tais ações.
4- Dificuldade em encontrar pessoas com perfil de liderança.
5- Pouco envolvimento dos alunos.
6- Falta de confiança do profissional em suas habilidades.
O que fazer para melhorar?
1- Criar o Grêmio Estudantil e fortalecer
ações em grupo.
2- Cursos, palestras ou projetos que visem formar equipes e lideranças.
3- Continuar a realizar as confraternizações.
4- Incentivar ações de liderança entre os profissionais.
5- Realização de mais reuniões setoriais.
6- Realizar mais reuniões com representantes de turmas.
2- Cursos, palestras ou projetos que visem formar equipes e lideranças.
3- Continuar a realizar as confraternizações.
4- Incentivar ações de liderança entre os profissionais.
5- Realização de mais reuniões setoriais.
6- Realizar mais reuniões com representantes de turmas.
Qualidade das ações para elevar a motivação e a auto-estima
dos profissionais?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Formação Continuada.
2- Ambiente confortável para o trabalho.
3- Materiais pedagógicos sempre a mão.
4- As confraternizações realizadas pela escola.
5- Melhorias na estrutura física, dando mais conforto ao trabalhador.
6- Propicia um melhor desenvolvimento profissional.
7- Coleguismo entre os profissionais.
8- Melhora a produtividade.
9- Equipe de Gestão empenhada em dar as melhores condições possíveis para o trabalho.
10- Incentivo para participar de projetos.
11- quando se cumprem os objetivos os profissionais são reconhecidos.
12- Há suporte para desenvolver bons trabalhos.
13- As opiniões são respeitadas entre os colegas.
2- Ambiente confortável para o trabalho.
3- Materiais pedagógicos sempre a mão.
4- As confraternizações realizadas pela escola.
5- Melhorias na estrutura física, dando mais conforto ao trabalhador.
6- Propicia um melhor desenvolvimento profissional.
7- Coleguismo entre os profissionais.
8- Melhora a produtividade.
9- Equipe de Gestão empenhada em dar as melhores condições possíveis para o trabalho.
10- Incentivo para participar de projetos.
11- quando se cumprem os objetivos os profissionais são reconhecidos.
12- Há suporte para desenvolver bons trabalhos.
13- As opiniões são respeitadas entre os colegas.
Pontos frágeis:
1- Excesso de trabalho.
2- Muita ênfase aos problemas.
3- Desvalorização por agentes externos a escola.
4- Falta de apoio motivacional.
5- Estar longe da SEDUC.
6- Profissionais descompromissados com a profissão.
2- Muita ênfase aos problemas.
3- Desvalorização por agentes externos a escola.
4- Falta de apoio motivacional.
5- Estar longe da SEDUC.
6- Profissionais descompromissados com a profissão.
O que fazer para melhorar?
1- Mais confraternizações.
2- Palestras motivacionais.
3- Divulgar as boas práticas pedagógicas.
4- Valorização profissional.
5- Livros de auto-ajuda.
6- Profissionalização da equipe.
7- Mudar a postura profissional reconhecendo-se como capazes.
8- Premiações aos profissionais com bom desempenho.
9- Realizar pesquisa para saber os interesses dos profissionais.
10- Os profissionais devem se posicionar mais quando estão em grupo.
11- Formação para os profissionais.
12- Exigir um bom plano didático-pedagógico.
2- Palestras motivacionais.
3- Divulgar as boas práticas pedagógicas.
4- Valorização profissional.
5- Livros de auto-ajuda.
6- Profissionalização da equipe.
7- Mudar a postura profissional reconhecendo-se como capazes.
8- Premiações aos profissionais com bom desempenho.
9- Realizar pesquisa para saber os interesses dos profissionais.
10- Os profissionais devem se posicionar mais quando estão em grupo.
11- Formação para os profissionais.
12- Exigir um bom plano didático-pedagógico.
Ações de mediação de conflitos para se desenvolver um clima
de compromisso ético, cooperativo e solidário?
REGULAR
Pontos positivos:
1- Diálogo entre os profissionais.
2- Proporcional bem estar no ambiente de trabalho.
3- Reuniões constantes para corrigir falhas.
4- Boa atuação da Gestão na solução de problemas.
5- Há poucos conflitos.
6- Reuniões com os professores.
2- Proporcional bem estar no ambiente de trabalho.
3- Reuniões constantes para corrigir falhas.
4- Boa atuação da Gestão na solução de problemas.
5- Há poucos conflitos.
6- Reuniões com os professores.
Pontos frágeis:
1- Alguns profissionais não separam o
profissional do pessoal.
2- Falta de compromisso de alguns profissionais.
3- Profissionais dão ouvidos a fofocas.
4- Alguns profissionais esquecem os deveres e somente cobram direitos.
5- Falta de contato entre as disciplinas.
6- Falta de união entre os profissionais.
7- Alguns profissionais muito individualistas.
8- Falta de humildade de alguns profissionais.
2- Falta de compromisso de alguns profissionais.
3- Profissionais dão ouvidos a fofocas.
4- Alguns profissionais esquecem os deveres e somente cobram direitos.
5- Falta de contato entre as disciplinas.
6- Falta de união entre os profissionais.
7- Alguns profissionais muito individualistas.
8- Falta de humildade de alguns profissionais.
O que fazer para melhorar?
1- Reuniões mensais nos setores de trabalho.
2- Ficar atentos a questões éticas e de solidariedade.
3- Incentivar o diálogo entre os profissionais.
4- Incentiva a resolução de problemas em equipe.
5- Cada profissional desenvolver seu trabalho de acordo com as normas gerais da instituição, observando sempre o fator humano.
6- Propor reuniões de presença voluntária, sem coerção.
7- Formação.
2- Ficar atentos a questões éticas e de solidariedade.
3- Incentivar o diálogo entre os profissionais.
4- Incentiva a resolução de problemas em equipe.
5- Cada profissional desenvolver seu trabalho de acordo com as normas gerais da instituição, observando sempre o fator humano.
6- Propor reuniões de presença voluntária, sem coerção.
7- Formação.
Qualidade da avaliação dos profissionais que atuam na escola?
BOM
Pontos positivos:
1- Melhora o desempenho profissional
2- Resolve problemas no trabalho.
3- Cria possibilidade de intervenção.
2- Resolve problemas no trabalho.
3- Cria possibilidade de intervenção.
Pontos frágeis:
1- Somente os profissionais concursados em
estágio probatório são avaliados.
2- Os itens avaliados são muito amplos.
3- O fato do convívio entre os profissionais acaba afetando o resultado da avaliação.
2- Os itens avaliados são muito amplos.
3- O fato do convívio entre os profissionais acaba afetando o resultado da avaliação.
O que fazer para melhorar?
1- Realizar uma avaliação imparcial.
Relação da avaliação dos profissionais com o desempenho em
cumprimento de objetivos e metas educacionais?
BOM
Pontos positivos:
1- Os profissionais que estão em período de
avaliação cumprem com suas obrigações, e ficam atentos para a possibilidade de
serem avaliados negativamente.
2- Melhora o desempenho profissional.
2- Melhora o desempenho profissional.
Pontos frágeis:
1- itens pouco específicos.
2- Avaliação muito superficial.
3- Comissão de avaliação reduzida.
2- Avaliação muito superficial.
3- Comissão de avaliação reduzida.
O que fazer para melhorar?
1- Como os critérios de avaliação são
definidos pela SEDUC, não há como intervir.
Qualidade das práticas de valorização e de reconhecimento do
trabalho, esforço dos professores e demais profissionais da escola, no sentido
de reforçar ações voltadas para a melhoria de qualidade do ensino?
RUIM
Pontos positivos:
1- Melhoraria a auto estima dos profissionais.
2- O trabalho seria desempenhado com mais empenho.
2- O trabalho seria desempenhado com mais empenho.
Pontos frágeis:
1- Falta de mecanismos de valorização dos profissionais
mais empenhados.
2- Falta de legislação que beneficie o bom profissional.
3- Dificuldade em avaliar as boas práticas de forma imparcial.
2- Falta de legislação que beneficie o bom profissional.
3- Dificuldade em avaliar as boas práticas de forma imparcial.
O que fazer para melhorar?
1- Levar as reivindicações até a Secretaria de
Estado de Educação.
2- Criar mecanismo de incentivo a realização de boas práticas profissionais na escola.
2- Criar mecanismo de incentivo a realização de boas práticas profissionais na escola.
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