Marco Operativo
Satisfação com o ambiente educativo
O aluno deve se sentir bem ao
fazer parte desta escola, que ele se sinta motivado para aprender, para tanto,
necessitamos alem de bons profissionais, um bom ambiente de estudos, com salas
iluminadas, bem arejadas e limpas. Com materiais e equipamentos pedagógicos que
estimulem o aprendiza, Também, um ambiente amistoso, onde o mesmo possa fazer
amigos, sem sofrer qualquer tipo de discriminação.
É importante que os profissionais se sintam
incentivados a desempenhar as funções que lhe competem, para tanto, precisam
ter as condições necessárias, como um ambiente bom de trabalho, que ofereça
suporte pedagógico através de equipamentos e materiais pedagógicos, também,
apoio da equipe gestora no auxilio a prática pedagógica.
A comunidade escolar deve se sentir atraída pela
escola, que cada vez que aqui virem, possam encontrar uma escola limpa,
organizada e produtiva, onde os mesmos possam encontrar informações úteis para
sua vida e de seus filhos.
Para fazermos uma avaliação institucional,
utilizaremos os recursos da plataforma SIMAD do PDE Interativo do MEC, onde
toda a comunidade escolar possa participar da avaliação, visando sempre à
melhoria da qualidade de ensino.
É importante para a escola, que ela se apresente
a comunidade como uma instituição dinâmica, atuante, atualizada com as mudanças
da sociedade, da Ciência e da Tecnologia, que seja um centro de informação
confiável para a sociedade.
Relações interpessoais
A escola deve ser um
local onde predomina o diálogo, em que os alunos, pais, professores e
funcionários priorizem pelo entendimento através do diálogo, sem jamais
permitir agressões físicas ou verbais entre quaisquer entes da escola,
impedindo atitudes preconceituosas de qualquer forma.
Para que possamos manter um ambiente tranqüilo,
temos que primar pela organização do ambiente de trabalho, evitando assim,
desencontro de informações, desentendimento entre os setores da escola.
A equipe de gestão, deve estar atenta aos
acontecimentos da escola, para que, quando for indagada sobre quaisquer
informação relacionada a escola, possa fornecer informações precisas, evitando
falhas na comunicação.
É de vital importância, o entendimento de todos
sobre as regras de convivência da escola, que estão expressas no Regimento Escolar,
que as mesmas sejam seguidas por todos, para que possamos manter a organização
necessária para o bom funcionamento da instituição.
O objetivo das regras de convivência, é manter
um ambiente saudável, propicio para o desempenho das atividades relacionadas ao
processo de ensino aprendizagem, primordial para uma educação de qualidade.
Para que as regras sejam
compreendidas por todos, não devem ser impostas, e sim discutidas com toda a
comunidade escolar, devem ser debatidas junto aos discentes, docentes, pais,
professores e funcionários, sendo transmitidas para o Conselho Deliberativo da
Comunidade Escolar, para que possam ser analisadas a luz das legislações
relacionadas ao assunto, para que não firam a integridade física ou moral dos
que aqui convivem, também para que sejam referendadas através da aprovação ou
reprovação, sendo registradas no Regimento Escolar.
Compromisso e responsabilidade
Para que o processo de
ensino aprendizagem transcorra tranquilamente, é necessário que os
profissionais cumpram com suas responsabilidades e, que a Equipe de Gestão,
esteja pronta a orientar para que se mudem certas condutas indesejáveis na
escola, como chegar atrasado ao trabalho, encerra as aulas antes do horário
determinado pela escola.
Para que os profissionais da escola, cumpram
com suas obrigações referentes a pontualidade e assiduidade, é fundamental que
a equipe de gestão, tenha o compromisso de, não somente ser o agente
fiscalizador, mas, que seja o exemplo para os demais, agindo com responsabilidade
em suas obrigações.
Para que haja a justiça no tratamento
igualitário entre os funcionários, a equipe de gestão deve manter atualizados
os registros de faltas cometidas pelos profissionais e, que as sansões recaiam
sobre todos sem distinção.
No tocando ao aluno, a escola tem a obrigação
de chamar o mesmo para dialogar sobre os prejuízos a sua aprendizagem,
decorrentes de atrasos e faltas, também, deve comunicar aos responsáveis pelo
aluno, sobre ausências injustificadas, e se for o caso, comunicar o Conselho
Tutelar local, para que o mesmo verifique junto a família, os motivo da
ausência do menor.
O CDCE, é órgão atuante nesse sentido, pois é o
colegiado que em última instância, pode deliberar por punição a quaisquer entre
da escola, dessa forma, deve ser atuante, na busca por informações sobre o
andamento da assiduidade dos profissionais e alunos.
Respeito aos Direitos Humanos
A escola deve ser o
centro de discussões e também de defesa dos direitos humanos, pois é a
instituição formadora do cidadão, juntamente com a família, é responsável por
apresentar ao individuo os princípios de respeito ao ser humano.
Por essência, a escola deve atuar fortemente na
sociedade em prol da efetivação dos direitos humanos, denunciando atos que vão
contra esses direitos, dentro e fora da instituição, sendo representante
permanente nas discussões acerca do tema na sociedade.
Para que se efetive na sociedade o respeito
pela pessoa humana, é necessário e fundamental, que o currículo - de forma
transversal - conteúdos que proporcionem a construção das habilidades e competências necessárias para
que o ser humano possa agir de forma a respeitar as diferenças, sejam elas
econômica, sociais, de gênero, raça, etnia ou necessidades especiais,
tornando-se também, um agente atuante na melhoria das condições de igualdade de
direito entre os vários grupos representativos da sociedade.
Por mais que se mantenha um ambiente propício
para as boas relações humanas, sempre haverá momentos de conflito, no entanto,
nesses momentos, é que os profissionais devem lembrar, que o diálogo é sempre a
melhor saída para esse tipo de situação, para tanto, a equipe de gestão, deve
ser a mediadora dos conflitos entre os demais profissionais, e estes, também
devem colaborar na resolução de situações conflitantes entre os profissionais e
a gestão, sempre com atitudes de conciliação, evitando a proliferação de
informações erradas, colaborando para a resolução do problema.
Os conflitos devem ser resolvidos no setor onde
ocorrem, seja entre funcionários, ou entre funcionários e alunos, ou pais,
enfim, todos devem ser orientados a tentar resolver os conflitos no momento em
que ocorrem, sem que seja necessário o desgaste, envolvendo outros
profissionais. A orientação geral, é que, para superar situações de conflito,
sejamos fieis ao bom senso, ao senso de responsabilidade e dos direitos humanos.
Proposta pedagógica
A escola segue as Diretrizes
Nacionais da Educação, adotando o currículo mínimo definido pela LDB, segue
também, as políticas públicas de Educação do Estado, pois adota o Ciclo de
Formação Humana no Ensino Fundamental.
Para que se possa avaliar e acompanhar
o andamento do currículo, os professores necessitam elaborar o planejamento
anual, em consonância com o Projeto Político Pedagógico, acompanhados pela
equipe de Gestão, e este, deve ser verificado no cotidiano escolar.
A matriz curricular é definida
pela escola, no entanto, deve seguir os parâmetros definidos pela Secretaria de
Estado de Educação, que muitas vezes não permite alterações na matriz,
reduzindo a autonomia da escola.
A proposta pedagógica é
socializada com a comunidade, através de reuniões com os discentes, estas
reuniões são realizadas com as lideranças de sala, onde são tratados assuntos
gerais, incluindo as propostas de avaliação, uso das tecnologias e metodologias
pelos professores.
Com relação a inclusão, a escola
atende a legislação no sentido de receber os alunos com necessidade especiais,
no entanto, não te profissionais capacitados para lidar com tais necessidades.
A escola encontra-se parcialmente adaptada em sua estrutura física, no entanto
não possui profissionais para conduzir um processo de aprendizagem inclusiva.
Planejamento pedagógico
O planejamento anual é realizado
na semana pedagógica, no entanto, os profissionais contratados, não podem
participar das discussões, pois seus contratos e muitas vezes a atribuição de
aula não foi realizada pela SEDUC, caracterizando um ponto fraco na organização
escolar.
A equipe de Gestão procura
orientar e acompanhar o planejamento das aulas, os profissionais efetivos,
possuem local adequado para realizarem seus plano de aula, o CDCE, com a ajuda
da comunidade, construiu uma sala de 30m2 climatizada, equipada com
computadores e escrivaninhas, destinadas unicamente ao planejamento e
cumprimento das horas atividades, a sala é disponibilizada a todos os profissionais,
efetivo ou contratados, no entanto, devido ao contratado não receber horas
atividade, ha uma dificuldade na articulação desses profissionais com a gestão,
pois não possuem obrigação contratual para realizar quaisquer trabalhos no
âmbito escolar fora de seus horário de trabalho.
As metodologias a serem aplicadas
nas aulas, são definidas pelos professores, a luz das discussões atuais sobre
educação, observando o coletivo dentro das áreas do conhecimento, definidas no
PPP.
Os profissionais têm liberdade
para criar projetos para serem desenvolvidos no ano letivo, ressaltando que
estes devem ser aprovados pelo CDCE, para que possam receber recursos
financeiros e apoio da gestão escolar. A escola também procura parcerias para a
realização ou participação em eventos em âmbito municipal e da região.
No sentido de proporcionar
melhores condições de trabalho, a escola procura criar espaços para o trabalho
fora de sala, como a horta pedagógica, espaço das ciências, a manutenção da
área gramadas da escola, construção de locais para alocação de materiais
pedagógicas, equipagem dos refeitórios, entre outras ações, que visam dar maior
organização ao ambiente escolar.
Os professores são incentivados a
utilizarem as mais diversas formas de comunicação e equipamentos tecnológicos,
como jornais, revistas, livros, televisão, data show, entre outros equipamentos
que possam produzir uma aprendizagem mais significativa ao aluno,
diversificando a rotina escolar.
Incentivo à autonomia e ao trabalho coletivo
A escola deve primar pela
autonomia didático pedagógica, no entanto, não deve esquecer da construção
coletiva, das decisões que são tomadas no âmbito curricular e metodológico em
consonância com a vontade da maioria, levando em consideração as legislações e
normas nacionais e estaduais.
A escola possui mecanismos que
incentiva o trabalho coletivo, que fica aproximar os professores das diversas
disciplinas do currículo, como exemplo, temos a formação continuada, que é
realizada por área do conhecimento, são realizadas 80 horas anuais de
discussões visando melhorar o processo de ensino aprendizagem. Outro ponto a
ser observado é que própria organização do Ciclo de Formação colabora para a
atuação em parceria dos profissionais, pois é organizado por área do
conhecimento, dessa forma, os relatórios de avaliação, devem ser construídos no
coletivo.
Os profissionais têm liberdade
para realizarem aulas, que visem a participação dos alunos, que propicie o
protagonismo juvenil, apoiado por projetos extracurriculares como rádio escola,
copa recreio, entre outros. Quando o aluno se sente parte atuante de sua
aprendizagem, ela se torna mais leve e atrativa.
A escola tem a proposta de criar
o Grêmio Estudantil, e realiza ações que possam ajudar na organização dos
alunos para a criação do mesmo, no entanto, ainda encontra dificuldade para
efetivação da proposta.
Mecanismos de avaliação dos alunos
O acesso ao conhecimento é um
beneficio social que toda criança, jovem e adulto, tem o direito e a razão de
ser da própria Escola. Quando esta simplesmente classifica e separam os que
consideram mais capazes de prosseguir os estudos nas séries subseqüentes, acaba
personalizando, justamente os que mais precisam dela, os alunos pertencentes às
classes sociais mais desfavorecidas e mais distantes da cultura escolar.
No contexto desta Unidade de Ensino,
os educadores concebem avaliação como, um instrumento para ajudar o aluno a
aprender e fazer parte integrante do trabalho realizado em sala de aula. A
partir dela, o professor pode rever os procedimento que vem utilizando e
planejar sua metodologia de trabalho. Para o aluno, ela permite perceber os
avanços e dificuldade. Tem, assim, uma função permanente de diagnóstico e
acompanhamento do processo ensino-aprendizagem.
Ao tentar compreender o que cada
aluno produziu, e a solução que apresentam, o educador pode orientar melhor o
educando, e transformar as eventuais dificuldades de percurso em situações de
aprendizagem.
Quando se acompanha
verdadeiramente o caminho trilhado pelos alunos, percebe-se que não há
parâmetros comparativos para Experiências tão ricas e singulares. Os trajetos
percorridos por cada um obedecem a ritmos e interesses diversos. Aprendem-se
coisas inusitadas, a cada passo, pessoa há seu tempo, embora vivendo no mesmo
tempo das demais.
Quando se controla para julgar,
basta andar ao lado de alguém, observando, registrando coletando provas do
caminho que trilho: tabelas, contagem fichas servem para dizer se o aluno
conseguiu ou não ao final, seguindo os padrões preestabelecidos.
Quando se acompanha para ajudar
no projeto, é necessário percorrê-lo junto, sentindo-lhe as dificuldades,
apoiando, conversando, sugerindo rumos adequando a cada aluno. Então o
compromisso de quem acompanha é muito maior. É preciso ter, sobretudo, clareza
de que, embora trilhando trajetórias distintas, deverão seguir em termos de sua
aprendizagem e desenvolvimento. Nesse sentido, o professor também precisará
ampliar a natureza dos seus registro avaliativo, como se tivesse uma foto de
cada aluno, em diferentes momentos, diferentes experiências educativas, dos
passos que deu até certo ponto, dos obstáculos que venceu, das soluções que
encontrou para ir adiante. Em primeiro lugar, para conhecer e respeitar
indivíduos e grupo da sua maneira de aprender e conviver, ajudando-os a
prosseguir de acordo com o ritmo e os seus interesses. Em segundo lugar, para
poder planejar os próximos passos, ajustando o roteiro, refletindo sobre os
melhores caminhos para o conhecimento.
Para que se garanta uma avaliação
humana, que priorize pela qualidade, diagnosticando postos fracos e ressaltando
pontos fortes do educando, a mesma deve ser discutida por toda a comunidade
escolar, dessa forma, podemos ter uma
unificação dos objetivos e fins da avaliação, pelo conjunto de professores,
criando assim, uma identidade avaliativa na escola.
Para tanto o processo avaliativo
da escola leva em consideração alguns pontos:
- Avaliação Diagnóstica;
- Avaliação como Processo;
- Registros da avaliação;
- As funções dos Registros;
- A auto avaliação;
- Avaliação por área do
conhecimento nos Ciclos de Formação.
Cada área do conhecimento,
independentemente de ser Ciclo ou Seriado, define no inicio do ano e, reavalia
o próprio processo durante o ano letivo.
Os alunos são cientes do processo
avaliativo, pois são realizadas reuniões periódicas sobre o assunto com os
representantes de turma.
Acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos
O acompanhamento do processo de
ensino-aprendizagem, deve ocorrer pelo conjunto de entes responsáveis, sendo
eles, Diretor Escola, Coordenadores, Articuladores e Professores, trabalhando
em conjunto de forma dinâmica e organizada.
Ao final de cada bimestre, deverá
ser realizado o Conselho de Casse para socialização e avaliação dos alunos,
individualmente, fornecendo dados suficientes para criar tabelas e gráficos de
rendimento por sala, ano ou turno, para que se elaborem estratégias de
recuperação individuais e coletivas.
O controle da frequência será
realizado periodicamente, fazendo o chamamento e responsabilização dos
responsáveis pelo educando, bem como acionando os órgãos responsáveis pelos
direitos da Criança e do Adolescente quando for necessário.
Os dados coletados dos alunos,
devem ser analisados de forma a identificar possíveis áreas do conhecimento com
menor desempenho, ressaltando que, deve-se verificar os resultados alem da
nota, indo a prática pedagógica do professor(a) para verificar se não estão
sendo omitidos dados importantes sobre o andamento das aulas.
Os dados obtidos através dos
resultados da aprendizagem, devem ser cruzados com informações socioeconômicas
para identificar possíveis causas extra-classe do baixo desempenho de alguns
estudantes.
Todos aluno com baixo rendimento,
deve - se do sistema de Ciclo de Formação - ser encaminhado para a sala de
articulação, para que juntos, coordenação, professores e professor articulador,
criem um plano de superação das dificuldade de aprendizagem do aluno.
Correção das defasagens
Os casos de defasagens de
aprendizagem ou idade-série devem ser resolvidas não simplesmente com a
condução do aluno a série correspondente, no caso da disfunção idade-serie, ou
de uma "nova chance" com outra prova para o aluno com defasagens de
aprendizagem, deve sim, criar um plano de reforço escolar, pautado em quatro
pontos fundamenta, que são: Leitura, Interpretação, Produção Textual e
matemática básica, visto que, esses quatro eixos dão suporte a todas as
disciplinas do currículo, sendo fundamental analisar inicialmente, se o aluno
tem as habilidades e competências para suprir os requisitos acima citados.
O papel do Articulador e dos
Bibliotecários se tornam fundamentais para a criação de programas que objetivem
a melhoria da aprendizagem, pois serão eles os principais articuladores dos
programas de leitura.
Compreensão e uso dos indicadores oficiais de avaliação da escola e das
redes de ensino
Os indicadores oficiais com IDEB,
ENEM, entre outros, serão utilizados para balizar as práticas metodológicas
escolares, sendo suporte para a análise do processo de ensino que está sendo
desenvolvido pela escola, visto que, os índices são a expressão dos resultados
de avaliações das habilidades dos alunos e de outros fatores, como índice de
repetência, evasão, dentre outros.
Quando os índices indicarem
problemas nos processos de ensino, haverá a necessidade de diagnosticar as
dificuldade e criar projetos e programas para solucionar tais problemas,
visando a melhoria das situações problemas apresentadas.
Democratização da informação
Dentro de qualquer
instituição, é importante que as informações sejam divulgadas, e que as mesmas,
gerem modificações no ambiente, com o intuito de melhorar a eficiências dos
trabalhos desenvolvidos.
Para agilizar o fluxo das
informações na escola, utilizaremos de vários recursos:
- Murais nos corredores;
- Murais nas salas de
biblioteca, professores, coordenação, planejamento, cozinha, secretaria e sala
de informática;
- Blog da Escola;
- Jornal Escolar;
- Rádio Escolar.
Todas as informações enviadas
pelo órgão central - SEDUC - que chegam através do e-mail institucional ou
malote dos correios, devem ser disponibilizadas a toda a comunidade escolar,
bem como, as deliberações da Gestão e do Conselho Deliberativo da Comunidade
Escolar.
Para otimizar as prestações de
contas dos recursos financeiros recebidos pela escola, há um mural exclusivo
para isso, bem como as contas devem ser divulgadas por meio eletrônicos,
através do Blog Escolar.
Há um sitio, ligado ao Blog
Escolar, onde podem ser acessadas legislações educacionais nacionais e
estadual, bem como, o regimento e PPP da escola.
Conselhos escolares atuantes
O CDCE e o Conselho Fiscal, são
os órgãos máximos de deliberação da escola, possuem também, o papel de fiscalizar
as questões financeiras, administrativas e pedagógicas da escola, bem como
auxiliar na melhoria do processo de ensino aprendizagem.
O CDCE deve elaborar um
cronograma de reuniões no inicio de cada ano letivo, fazendo a notificação dos
membros faltosos, solicitando em última instancia, o afastamento e a eleição de
um novo membro, em caso de abuso de faltas.
A Gestão escolar deve oportunizar
todo o apoio necessário para que o CDCE possa se reunir de forma organizada e
eficiente, oferecendo o local e demais equipamentos e materiais necessários a
realização das reuniões.
A capacitação dos membros é
também de responsabilidade da Escola, no entanto, para que isso ocorra, deve
ter o apoio dos órgão formadores da SEDUC, como Assessoria e CEFAPROS.
A comunidade escolar deve fazer
com que o conselho seja atuante na escola, não cabendo somente a equipe de
gestão o papel de incentivar a participação, e sim de todos os setores da
escola, através da cobrança dos alunos, pais, funcionários e professores sobre
seus representantes do conselho.
Participação da comunidade escolar e sociedade
Entendemos que a comunidade
escolar é representada pelo Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, no
entanto, para alguns casos, há a necessidade de convocar toda a comunidade escolar
para reuniões gerais, para que se possam tomar as decisões em conjunto, e que
para que estas, sejam respeitadas e validadas por todos.
Sabemos da importância da
participação da comunidade na organização da escola, não esquecendo que, em
certos setores, há a necessidade de se ouvir os profissionais que atuam na
escola, que são capacitados para o trabalho no ambiente escolar, todas as
contribuições são bem vindas, no entanto, não devemos sobrepor movimentos
desinformados, sobre posturas amparadas educacionais e organizacionais
amparadas em leis educacionais e teorias da educação atuais.
O Conselho de Classe tem o
direito e a obrigação de definir, juntamente com a equipe de gestão, sobre os
processos avaliativos e de rendimento dos educandos.
A escola prevê em seu regimento
escolar, a criação do Grêmio Estudantil, apóia e sempre deverá apoiar a criação
do mesmo, contudo, deve ser um movimento que venha dos alunos, para que
realmente o Grêmio tenha representatividade dentro do ambiente escolar.
A gestão escolar deve planejar
com a comunidade escolar o plano de ação para aquisição de bens e materiais
para a escola, bem como, ao final, divulgar a prestação de contas referentes
aos recursos investidos. A prestação de contas deve ser acompanhada pelo CDCE e
Conselho Fiscal, e também referendada junto a Assembléia Geral.
A escola deve ceder seus espaços
para o uso da comunidade escolar, bem como, buscar parcerias junto as diversas
organização públicas e privadas, no intuito de melhorar a qualidade da
educação, e também, melhorar a qualidade de vida da comunidade onde está
inserida.
Organização
A escola deverá realizar
bimestralmente reuniões com a comunidade escolar, constituindo assim Assembléia
Geral, para tomar decisões conjuntas e informar o andamento do processo de
ensino aprendizagem dos educandos.
As reuniões administrativas da
equipe de gestão devem ocorrer a cada 15 dias, para que se possa ter unidade na
postura de todos os membros.
A coordenação tem a função de
promover reuniões pedagógicas ou administrativas junto aos professores, para
avaliar ou intervir no processo de ensino aprendizagem.
As reuniões com profissionais da
escola deverão ocorrer na biblioteca escolar, fora do horário normal de aula,
para que não atrapalhe o estudo dos alunos na biblioteca, sendo que a
participação do Gestor seja eficiente como ente motivador e fiscalizador das
decisões tomadas em conjunto.
Dentre as obrigações dos
professores efetivos, eles devem cumprir com a hora atividade, para tanto, é
necessário que a escola ofereça local adequando para tal, pois não é possível
planejar aulas, corrigir avaliações, entre outros, dentro e uma biblioteca ou
da sala de professores, pois o fluxo de pessoas é grande, prejudicando a
eficiência do trabalho, dessa maneira, a escola dispões de uma sala
climatizada, equipada com computadores e escrivaninhas, destinados unicamente
para trabalhos de hora atividade.
Todas as normas legais, que gerem
os direitos e deveres dos vários segmentos participantes desta escola, estão
registradas no Regimento Escolar, que deve ser constantemente atualizado de
acordo com as novas legislações estaduais e nacionais.
Clima organizacional
As lideranças devem ser
incentivadas em todos os seguimentos da escola, desde os alunos até a equipe
gestora, para tanto, é necessário, principalmente, que a equipe gestora não
seja centralizadora, que possa delegar funções e cobrar resultados de forma a
fomentar a participação não o mero exercício de avaliar e punir.
Com os profissionais da educação
a equipe de gestão deve motivar a participação em eventos, concursos, entre
outros, para que a pessoa se cinta protagonista dentro da instituição, também,
deve sempre priorizar pelo diálogo, dando vós as pessoas.
Bimestralmente, a equipe de
gestão deve organizar - com a ajuda dos profissionais - uma pequena
confraternização na escola, para fazer acontecer o espírito de união do grupo.
Os profissionais devem participar
das decisões coletivas, para que as mesmas sejam cumpridas pelo grupo, sem o
sentimento de imposição, mas sim, de construção coletiva.
Avaliação do desempenho
As avaliações de desempenho devem
ser realizadas conforme as legislações e normas da Secretaria Estadual de
Educação, não impedindo que a escola promova avaliações internas com vistas a
melhoria do ensino.
A escola utilizará a plataforma
SIMEC do Ministério da Educação no link PDE Interativo, para servir de
instrumento de avaliação institucional, pois a mesma oferece uma boa
possibilidade de diagnóstico. a mesma deverá ser atualizada anualmente em seus
dados, sendo os resultados discutidos entre os profissionais e comunidade
escolar na busca por melhorias.
A gestão escolar terá a função de
acompanhar o desempenho dos profissionais, através dos resultados obtidos pelos
alunos, elaborando gráficos e tabelas para avaliar taxas de aprovação e
reprovação, bem como, o acompanhamento dos planejamentos de aulas e avaliações.
Perfil profissional
Independente da área de atuação,
a escola quer um profissional compromissado com os objetivos da escola, que se
responsabilize pelos seus atos, que se posicione perante questões relevantes na
escola, que tenha fundamentalmente, compromisso com suas funções, para que com
isso, o processo de ensino aprendizagem ocorra com maior facilidade.
Com relação a formação, o
objetivo da educação brasileira é ter todos os cidadão dotados de diploma em
nível superior, dessa forma a Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, priorizará o
profissional habilitado ou capacitado para exercer a função que lhe cabe,
incentivando - na medida das possibilidades legais - a conclusão em nível
superior de todos os funcionários da escola.
Fundamentalmente, os
profissionais de Apoio e Técnico Administrativo Educacional, necessitam de
formação mínima em nível médio profissionalizado, PROFUNCIONÁRIO, ou outro
curso semelhante.
Quando na condição de professor
regente em sala, articulador, coordenador ou gestor escolar, profissionais
habilitados com no mínimo nível superior em uma dás várias áreas da
Licenciatura.
Formação continuada
Os conteúdos da Sala do Educador
serão discutidos no final e início de cada ano letivo, nos grupos por área de
conhecimento e setores técnicos e apoios.
A escola articulará com o
CEFAPRO, a disponibilização de tempos e espaços necessários a oferta de
formação continuada aos profissionais da educação, totalizando 80 horas de
estudos anuais.
Os temas escolhidos serão frutos
de discussões com a comunidade escola, dando especial atenção as observações
realizadas pela coordenação pedagógica e os professores, pois são estes os
capacitados e habilitados para identificar os problemas de aprendizagem, sem
deixar de ouvir as sugestões da comunidade.
Condições de trabalho
O objetivo da escola é atender
aos parâmetros nacionais e estaduais relacionados ao número de alunos por
turma, oferecendo salas bem iluminadas, climatizadas e com os recursos
necessários a boa prática pedagógica.
Todos os setores da escola devem
conter o mínimo de condições de trabalho, como sanitários para os técnicos,
apoios e professores, materiais e equipamentos em número e qualidade
suficientes para a realização dos trabalhos sob sua responsabilidade.
O Ambiente escolar deve conter
áreas arborizadas, corredores limpos e amplos, bebedouros em número suficiente,
instalações de refeitório, cozinha e área de lazer adequadas.
Secretaria da escola
Cada aluno deverá ter sua pasta
individual física, arquivada na secretaria da escola, em arquivo próprio,
dividido por Ciclo e fase ou por séries. O aluno também terá sua matrícula no
sistema GED da SEDUC, com todas as informações atualizadas.
Cada profissional da escola terá
sua pasta individual arquivada em arquivo próprio.
As atas de reuniões de pais,
registro de certificados, transferência, registro de ocorrência, CDCE, entre
outros, deverão ser guardadas em local próprio, sendo sua consulta ou retirada
somente autorizada pela Secretária Escolar ou Diretor Escolar.
As prestações de contas dos
repasses da merenda, PDE, PDDE, Verbas Emergenciais, ou recursos próprios devem
ser arquivados em local próprio, sendo sua consulta ou retirada do local
autorizada pela Secretária ou Diretor Escolar.
O acompanhamento da frequência
dos alunos deve ser realizada de forma compartilhada, entre a Secretaria,
Coordenação Pedagógica e Professores, pois somos todos responsáveis.
A Secretária(o) juntamente com o
Diretor(a), deve ao início do ano, organizar a escala de trabalho de cada
técnico, atribuindo as atribuições necessárias ao desempenho adequado das
funções.
Aquisição de materiais
O processo de aquisição dos
alimentos será realizado de acordo com a legislação vigentes, com a
participação do CDCE e da comunidade escolar, através de Chamada Pública para
aquisição de produtos da agricultura familiar e pregão com a participação de
empresas locais. O recebimento e acondicionamento dos materiais será de
responsabilidade da equipe de cozinha, sobre a fiscalização da Gestão Escolar.
Todos os materiais pedagógico
adquiridos durante o ano letivo, passará por pesquisa de preço no comercio
local, não havendo o produtos ou os preços forem muito altos no comercio local,
será realizada pesquisa fora do município.
Os materiais adquiridos são
oriundos de solicitação dos profissionais e comunidade escolar, através de
indicações e reuniões realizadas junto ao CDCE.
Patrimônio escolar
O Patrimônio Escolar deverá ser
mantido atualizado em cadastro físico e eletrônico acondicionado em local
próprio dentro da Secretaria Escolar, de fácil acesso a toda a comunidade
escolar.
Os materiais e equipamentos devem
ser mantidos organizados em seus setores, com manutenção periódica para evitar
desgastes devido a má conservação.
Todo o equipamento somente será
disponibilizado para utilização após ser conferido e testado, bem como ser
incluídos nos registros de patrimônio.
Estrutura física
A estrutura física escolar é
ponto importante no processo de ensino aprendizagem, pois o bom ambiente
escolar motiva os alunos para a aprendizagem, salas bem arejadas, climatizadas,
com boa iluminação e mobiliário, propiciam satisfação e bem estar aos docentes
e alunos.
O Objetivo da escola é oferecer
salas de aula com climatização, boa pintura, iluminação, carteiras e cadeiras
em bom estado, equipamentos de áudio e vídeo e lousa interativa.
Com relação aos espaços externos,
o pátio deve ser arborizado, com a grama podada, limpo, conter sistemas de
captação de águas pluviais e de reuso, horta pedagógica equipada com caixa de
compostagem, pomar pedagógico, área para cultivo de plantas e realização de
experimentos externos; campo de futebol suíço e quadra poliesportiva.
Nossa biblioteca deve ser
ampliada para o dobro da capacidade atual, com no mínimo 96m2 de área
disponível, com mobiliário adequado para pesquisa e leitura.
Laboratório de Ciências Naturais
equipado para as diversas disciplinas do currículo.
Refeitório deve ser equipado com
30 mesas, bem arejado e limpo.
Laboratório de Informática deve
ser equipado com no mínimo 35 computadores atualizados, com internet aberta
para toda a escola.
Devemos ter área de lavanderia
separada da cozinha, com depósito para materiais de limpeza.
Depósitos adequados para livros e
materiais pedagógicos fora da Biblioteca Escolar.
Dentre os espaços externos, é
importante a construção de um laboratório externo aberto para todas as
disciplinas, contando com 60m2 de área coberta com piso de cerâmica e mesas
para trabalhos práticos e leitura.
Equipamentos
Os materiais audiovisuais devem
ser alocados na sala de informática, ficando sob a responsabilidade dos
técnicos do local.
Materiais pedagógicos devem ficar
nos depósitos 03 e 04, parte destes, os mais utilizados devem ficar na biblioteca
sob responsabilidade da bibliotecária.
Todo material retirado dos locais
de acondicionamento devem ser registrados, com data de saída e data de
devolução, bem como o nome do responsável pela retirada.
Deverá ser realizada a cada ano,
a escala de trabalho dos profissionais do Apoio Pedagógico, com vistas a
otimizar o processo de limpeza dos ambientes e da conservação dos equipamentos.
Os livros didáticos devem ser
registrados em nome do aluno que retirou no início do ano, e deverá ter a
devolução cobrada ao final do ano letivo, sob pena de responsabilização dos
pais ou responsáveis. O material deverá ser encapado.
Tecnologias de Informação e Comunicação
A escola tem sinal aberto de
internet em todo o ambiente escolar, os alunos e profissionais tem liberdade de
acesso, salvo sítios proibidos pela legislação nacional ou pelo regimento
escolar.
Alem da possibilidade de acesso a
rede por computador pessoal, a escola disponibiliza pontos de acesso na sala de
informática e biblioteca, sendo obrigatório ao técnico da sala de informática,
divulgar semanalmente os horários vagos para pesquisa no mural da escola.
Os alunos tem direito de local
livros na biblioteca escola em qualquer tempo, basta que o professor libero o
mesmo, apos o aluno ter cumprido com as obrigações da aula. Cada aluno tem
direito a locar dois gibis, um gibi e um livro ou um livro de literatura por
vez.
A escola irá manter um sistema de
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relevantes ao ambiente escolar.
Fue durante mi investigación sobre el VIH / Herpes que me topé con la información sobre el VIH / Herpes; información que es bastante fácil de encontrar al hacer una búsqueda de ETS en google. En ese momento, me gustaba la conspiración y pensé que el hecho de que HIV / Herpes Cured era una conspiración era algo que ignoraba, pero me pareció bastante interesante acerca de la medicina herbal. Hice preguntas sobre las cura Herbal en los sitios web oficiales de VIH / Herpes y los moderadores me prohibieron hacerlo. Me dijeron que estaba repitiendo la propaganda del VIH / Herpes. Esto reforzó mi creencia de que hay una cura para el VIH / herpes. Luego encontré a una dama del nombre de Alemania, Achima Abelardo, el Dr. Itua. Cura su VIH, así que le envío un correo sobre mi situación, luego hablo más sobre eso y me envía su medicina herbal. durante dos semanas. Y hoy no tengo VIH / herpes curado en mi vida, busqué grupos de VIH / herpes para intentar establecer contacto con personas para aprender más sobre el virus de herpes / herpes. En este momento creí que usted con la misma enfermedad, esta información es útil para usted y quería hacer lo mejor que pudiera para difundir esta información con la esperanza de ayudar a otras personas. Que el Dr. Itua Herbal Medicine me hace creer que hay una esperanza para las personas que la padecen, la enfermedad de Parkinson , Esquizofrenia, Cáncer, Escoliosis, Fibromialgia, Síndrome de Toxicidad de Fluoroquinolona, Fibrodisplasia, Ossificans, Progressiva, Infertilidad,, Epilepsia, Diabetes, Enfermedad Celíaca, Artritis, Esclerosis Lateral Amiotrófica, Enfermedad de Alzheimer, Carcinoma Adrenocortical. SIDA, herpes, enfermedad intestinal inflamatoria, diabetes, diabetes, hepatitis, leí sobre él en línea cómo curó a Tasha, a Tara, a Conley, a Mckinney y a muchos más pacientes de todo tipo de enfermedades, así que me puse en contacto con él. Es un médico herbolario con un corazón único de Dios, comuníquese con Emal..drituaherbalcenter @ gmail.com Teléfono o whatsapp .. + 2348149277967.
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